Fim de Temporada
demasiado tendenciosa,
demasiado apresurada?
¿ Fueron nuestras conclusiones muy rígidas?
Puede ser.
Do filme "Diários de Motocicleta"
Acabou, ou quase. Hoje é meu último dia completo na Argentina, amanhä embarco para o Brasil. Contra a vontade, gostaria de permanecer aqui pelo menos até o fim do ano. Mas minha bolsa e minha licensa do trabalho terminam e é necessário voltar. A caixa de mensagens já está repleta de mensagens de alunos e colegas de emprego me solicitando tarefas. A única que recusei foi um pedido para preparar e apresentar um informe sobre comércio internacional em Genebra no início de março, atualmente o único aspecto do tema que me interessa é a compra dos meus souvenirs - duas malas repletas de livros, cds e dvds.
Estes meses que passei na Argentina mudaram bastante minha maneira de ver este país. Para resumir a ópera, relativizei os aspectos mais "europeus" da história argentina e ficaram mais claros os laços que unem este país à América Latina. Reuni excelentes informaçöes para minha tese e revi várias das hipóteses iniciais. Também levo material para trabalhar em ensaios sobre memória e trauma com relaçäo à guerra das Malvinas e à ditadura militar de 1976-1983. Quero entender melhor esse período.
Embora eu viaje muito, esta foi a primeira vez que passei mais de um mës longe do Brasil e adorei a experiëncia, bem mais do que havia imaginado. Em parte é por eu estar bastante insatisfeito com várias coisas no país, em boa medida também é pela excitaçäo das aventuras e das descobertas, bem como a fantástica qualidade de vida que desfrutei em Buenos Aires. Curiosamente, a maioria dos brasileiros que conheci por aqui morrem de saudades do Brasil e acham que tudo é melhor por lá. Questäo de gosto. Como me disse uma amiga argentina, "Vos sos un tipo raro, un brasileño sin saudade."
Levo a certeza de que quero repetir esta experiëncia e viver outras temporadas no exterior. Como professsor-visitante, como pesquisador ou jornalista, sei lá. É bom para abrir os horizontes e arejar a cabeça.