quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Leopardo ao Sol

Nos últimos dias estive mergulhado em livros sobre a Colömbia. Recolho informaçöes para incluir um módulo sobre a guerra civil colombiana num curso a respeito de conflitos e negociaçöes de paz que darei na universidade em 2007. Para além das obras académicas sobre o tema, encontrei fontes muito interessantes na literatura.

A violëncia se entranhou na Colömbia de maneira täo intensa que alterou até as artes do país, dando origem a um gënero literário conhecido como novela sicaresca, centrada nas aventuras e tragédias dos criminosos. O mais conhecido é o romance "A Virgem dos Sicários", cuja adaptaçäo ao cinema já comentei por aqui. Outra pérola que descobri nas livrarias portenhas é "Leopardo al Sol", da escritora colombiana Laura Restrepo. Trata-se da história de uma guerra de duas famílias, tendo como pano de fundo o crime organizado naquele país.

Quando o romance começa, as duas famílias se enfrentam há mais de 20 anos. Uma rixa que começou por um crime passional e virou uma epopéia sangrenta, com dezenas de mortes em ambos os lados. Ao mesmo tempo, os cläs rivais se enriquecem, passando de pobres agricultores a contrabandistas e traficantes de drogas.

Mas a guerra entre as duas famílias näo é totalmente selvagem, é regida por um código de honra que estabelece limites e restriçöes - por exemplo, näo se pode matar as mulheres. O frágil equilíbrio é posto a prova pelas mudanças na sociedade colombiana. O líder de uma das famílias aspira a ser reconhecido e aceito pela alta sociedade, para garantir o amor de sua bela esposa, e por isso quer legalizar os negócios. E seus irmäos pressionam pela quebra dos padróes tradicionais, com a contrataçäo de assassinos de aluguel e a entrada no perigoso negócio da cocaína, que fará a rixa familiar parecer a pré-história da violëncia na Colömbia.

Laura Restrepo é uma escritora brilhante e talentosa, e sua saga familiar está entre as melhores do gënero, usando técnicas narrativas muito boas, como um verdadeiro coro de vizinhos que espalha boatos e tenta saber a verdade sobre a guerra entre os cläs. Há seqüëncias espetaculares, com o clímax do romance, um banho de sangue no aeroporto, e um importante assassinato em pleno carnaval. Cinematográfico, näo? Sim, e na verdade foi assim que cheguei ao livro - o cineasta argentino Israel Caetano anunciou que irá filmá-lo. Aliás, Restrepo é best seller na Argentina, seu romance mais recente, La Novia Oscura, está entre os mais vendidos no país.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com