sexta-feira, janeiro 19, 2007

A Virgem dos Sicários


Na Argentina conheci pessoas com grande envolvimento com a Colömbia, de cidadäos daquele país que vivem em Buenos Aires até funcionários da ONU que participaram das negociacöes de paz com a guerrilha. Além disso, por aqui há mais acesso a livros e filmes colombianos do que no Brasil. Na semana passada vi na TV a cabo "A Virgem dos Sicários", um excelente drama sobre o conflito.

O filme é dirigido por Barbet Schroeder, um cineasta nascido no Irä mas treinado profissionalmente como assistente dos diretores da nouvelle vague francesa. Ele optou por rodar "A Virgem dos Sicários" principalmente com atores näo-profissionais e com cämera digital. As duas escolhas fazem o filme parecer incrivelmente realista, como um telejornal.

O filme é a adptacao do romance de Fernando Vallejo e comeca com um escritor retornando a sua Medellin natal, depois de décadas morando na Europa. Ele acha que já viveu tudo o que podia e deseja apenas morrer em paz. Mas se apaixona por um adolescente envolvido com o tráfico de drogas e o relacionamento o leva a conhecer um pouco do estranho mundo de violëncia em que se transformou seu país.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com