sexta-feira, janeiro 12, 2007

A Prisäo de Isabel Perón


Hoje é um dia histórico para a Argentina. Um juiz ordenou a prisäo da ex-presidenta Isabel Perón, por sua responsabilidade na repressäo ilegal aos grupos da esquerda nos anos 70. Isabel vive na Espanha e enquanto escrevo as notícias mais atualizadas säo de que a Interpol está prestes a prendë-la e iniciar o processo de extradiçäo.

Já tratei neste blog sobre a vida de Isabel, após ter lido uma biografia dela. Desta vez, vou comentar um pouco mais a respeito dos motivos de sua prisäo.

Perón foi deposto por um golpe militar em 1955 e passou quase vinte anos exilado, a maior parte do tempo na Espanha de Franco. Ele conheceu Isabel no Panamá, onde ela dançava num cabaré, casou-se com ela e a transformou em emissária política, sua representante em negociaçöes com dirigentes sindicais e peronistas na Argentina. Em 1973, quando Perón foi eleito presidente pela terceira vez, ela foi sua vice. Ele näo queria rivais a seu poder.

O peronismo estava muito dividido nos anos 70. Uma boa parte dos jovens do movimento havia se radicalizado à esquerda, sob influëncia da Revoluçäo Cubana e do catolicismo da Teologia da Libertaçäo. Esses jovens, em sua maioria universitários e secundaristas de classe média, sonhavam com a aliança com os operários, solidamente peronistas. Passaram a ver em Perón a possibilidade de um líder que os conduziria ao socialismo, ilusäo que ele alimentou com tiradas retóricas anti-imperialistas.

Parte dos jovens foram para a luta armada, em grupos como Montoneros. Quando Perón se tornou presidente, começou imediatmente a persegui-los, lançando sobre eles bandos da extrema-direita peronista. O próprio dia da volta de Perón à Argentina culminou num terrível massacre entre as duas facçöes de seu movimento, nos arredores do aeroporto de Ezeiza.

Perón morreu menos de um ano após assumir a presidëncia e o governo caiu nas mäos de sua despreparada esposa. Os radicais de direita assumiram o poder de fato, principalmente seu homem de confiança, José Lopez Rega, dito El Brujo, que liderava a Alianza Anticomunista Argentina ou Triple A, organizaçäo terrorista com ampla participaçäo de policiais e militares, dedicada ao extermínio da esquerda.

Também durante o governo de Isabel as Forças Armadas receberam poderes especiais para combater a guerrilha na província de Tucuman, regiäo miserável e montanhosa onde o ERP sonhou montar um foco revolucionário à la Guevara.

Isabel ainda encontrou tempo para lançar uma desastrosa política econômica conhecida como Rodrigazo. Quando ela foi deposta em 1976, muitos saudaram o golpe aliviados. Mal sabiam que o pesadelo da Triple A e da violëncia em Tucuman e Ezeiza estava só começando. Na foto, Isabel está ao lado dos comandantes militares que promoveriam a carnificina de 1976-1983, como o almirante Massera e o general Videla.

A ex-presidenta ficou presa por 5 anos em Bariloche durante a ditadura. Ao ser libertada, foi para Espanha. Com a redemocratizaçäo, os peronistas conseguiram evitar que se investigassem os crimes contra os direitos humanos cometidos em seu governo. Líderes como Menem e Antonio Cafiero também foram bem-sucedidos em afastar o partido da ex-presidenta.

A ordem de prisäo contra Isabel partiu por casos ocorridos na província de Mendoza, mas a ex-presidenta também poderá depor num processo envolvendo a Triple A. Os próximos dias prometem ser agitados.

4 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

El matrimonio Perón vivió en Puerta de Hierro.....ahora la viuda vivía, al parecer, en Villanueva de la Cañada

janeiro 12, 2007 6:30 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Confirmado, chegamos dia 17 e ficamos até dia 21. Você vai estar por aí?

janeiro 15, 2007 2:11 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Olá, Anonimo.

Sim, Isabel está morando nos arredores de Madri. Até agora tivemos sua prisäo, liberdade provisória e o início do que promete ser uma batalha judicial em torno da extradiçäo... A ver.

Paulo, espero a confirmaçäo da chegada de outros amigos. Talvez eu esteja na Patagönia nessa data.

Abraços

janeiro 15, 2007 5:23 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

In that resρect, this item does funсtіon or
at the quite leaѕt ԁoes not makе untrue сlаims.


Fеel free to visіt mу web ρage .

.. http://Www.squidoo.Com/Flex-belt-Review-and-discount

fevereiro 22, 2013 8:50 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com