domingo, dezembro 31, 2006

Para Terminar 2006

“Não vamos ficar neste café, é muito perto da rua e podemos levar um tiro”.

Assim me recomendava uma amiga, numa pacata noite de Ipanema em meio aos ataques terroristas que atingiram o Rio de Janeiro nesta semana. Procuramos um restaurante um pouco mais protegido e jantamos ouvindo as notícias sobre os mortos em mais esta carnificina estúpida na história da nossa cidade. Minha amiga acabou de voltar de uma temporada de um ano nos EUA e ambos comentamos sobre como morar no exterior nos fez pensar no muito que estamos perdendo no Brasil, e no Rio de Janeiro em particular.

Falamos da vida que a violência vai nos roubando, dos medos que vão se instalando, mas também dos problemas econômicos e de como nossos amigos e parentes estão se tornando cada vez mais autoritários e assustados diante da desagregação social do nosso país. Também está mergulhada num individualismo atroz, desconfiada de tudo e de todos. E como sempre no Brasil, aflora o racismo que está sempre latente e mal resolvido. Se eu fosse pobre, em particular morador de favela e/ou negro, ia querer distância dessa “classe média über alles”.

Em grande medida esse extremismo político é uma reação não só à violência, mas também o lamento frustrado de uma parcela da população que perdeu tudo o que diz respeito aos sonhos de ascensão material, e guardou apenas suas pequenas distinções sociais, como diplomas escolares e uma certa pretensão ao bom gosto.

Os jornais afirmam que o terrorismo carioca é fruto da luta do crime organizado contra as milícias paramilitares que têm se assenhorado das favelas, também mencionam conflitos com o novo governo estadual que tomará posse em alguns dias.

Sinceramente, sinto um certo alívio por retornar a Buenos Aires em alguns dias...

Outros planos para 2007: ainda tenho mais dois meses de permanência na Argentina, com muitas coisas para fazer. Leituras, entrevistas, passeios, viagens. Depois, cair pesado no trabalho de redação da tese. Espero terminá-la no fim do próximo ano.

A todos, um ótimo ano novo!
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com