segunda-feira, dezembro 18, 2006

Diariamente

Na quinta-feira foi minha última aula do ano na Universidade Torcuato di Tella e hoje é a última vez que passo por aqui antes de voltar ao Brasil para as festas de fim de ano. Esta instituiçäo foi minha casa na Argentina durante apenas 45 dias, mas as emoçöes tëm seu próprio tempo e o que aprendi e senti neste período ficará comigo durante muitos anos.

Guardarei com carinho todos os pequenos detalhes da rotina na universidade. O trajeto do önibus da Recoleta a Belgrano, passando pelos parques e bosques de Palermo. As brincadeiras com o pessoal da biblioteca, enquanto lia os jornais e pesquisava para a tese. Os papos com a turma da secretaria e a riquíssima convivëncia com os colegas.

Os professores estiveram entre os melhores que tive na vida, só comparáveis à nata do Iuperj. Fiz dois cursos: relaçöes internacionais na América do Sul e economia política latino-americana (incluiu o México). Adorei ambos e saí com diversas inquietaçöes, com avidez de aprender e discutir. Näo apenas sobre a Argentina, mas também sobre Chile, Colömbia e outros países.

Também ficará a lembrança dos seminários dos quais participei, o formato de poucas pessoas em torno da mesa de reuniöes permitindo uma ampla troca de idéias um diálogo maravilhoso. Um bom formato para reproduzir em casa, preciso pensar mais a respeito disso. Quem sabe algo como os diversos modelos de integraçäo regional, de Bolívar à Comunidade Sul-Americana de Naçöes...

Voltarei à Argentina em janeiro e ficarei até o fim de fevereiro. Ainda tenho muito o que fazer: leituras, pequisa em arquivos, entrevistas. Näo faltará trabalho.

3 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

É, meu amigo, tens razäo... Procurei seu livro por toda a cidade, mas está esgotado! Se vocë quiser, pode tirar uma cópia do meu exemplar, comprei pela Internet logo que foi lançado, em 2003 ou 2004...

Abraços
Maurício

dezembro 20, 2006 5:03 PM  
Blogger Sergio Leo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro Santoro, gostei dessa idéia das mesas redondas; a Internet permite o formato de listas de discussão, que você poderia adaptar, para permitir a participação, no debate, de amigos de outras paragens... Brasília p ex.
forte abraço, e bem vindo à selva.

dezembro 20, 2006 11:41 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Grande Sergio,

sugestão devidamente anotada. Sempre acho que nós, professores, não usamos nem 1% do que a Internet pode nos oferecer como ferramenta de ensino e de debate...

Abraços já do Rio 40 Graus...

dezembro 21, 2006 6:39 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com