quinta-feira, novembro 30, 2006

Democracia em Cena


A cena teatral em Buenos Aires é muito rica e com uma cultura cosmopolita, aberta ao mundo. Na quarta fui ao Centro Cultural San Martin assistir à peça "Democracia", de Michael Frayn. Este excelente espetáculo é uma dramatizaçäo do escändalo de espionagem que envolveu o primeiro-ministro socialista da Alemanha Ocidental, Willy Brandt.

Brandt foi eleito premië em 1969, apoiado pela juventude de esquerda que repudiava o passado militarista alemäo. Seu governo se baseava numa frágil coalizäo dos socialistas com os liberais e é notável que nesse quadro de fragilidade ele tenha conseguido uma realizaçäo estupenda: a chamada Ostpolitik, a aproximaçäo diplomática com a Alemanha Oriental, a URSS e a Polönia, que lhe rendeu o Nobel da Paz.

Contudo, o governo Brandt ruiu quando se descobriu que um de seus assessores mais próxmios, Gunther Guillaume, era na realidade um espiäo a serviço da Alemanha Oriental. A peça conta a história desse relacionamento, mostrando como Gunther ganha a confiança de Brandt e analisando de maneira soberba as apostas e riscos políticos do premië.

Gunther inicia seu percurso como um modesto funcionário, o homem que tira fotocópias e arruma as cadeiras. Aos poucos vai ascendendo e se tornando essencial ao funcionamento do governo, conquistando o afeto e a simpatia de Brandt. Uma das contradiçöes de Gunther é que ele de fato admira o homem a quem espiona. Curiosamente, se torna um de seus aliados mais confiáveis no jogo de rivalidades que se instaura dentro do Partido Socialista.

"Democracia" é talvez um título inadequado para uma peça que poderia se chamar "Poder" ou "Confiança", pois estes säo os temas principais da obra de Michael Frayn. Mas é sem dúvida um texto primoroso, teatro político de primeiríssima categoria, enriquecido pelas ótimas atuaçöes dos dois protagonistas. A açäo é quase toda ambientada nos anos 70, mas há um breve epílogo após a queda do muro de Berlim que ajuda a dar o sentido histórico da época turbulenta vivida por Brandt e por Gunther, sua eterna sombra.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com