domingo, dezembro 24, 2006

Iluminados pelo Fogo


 Posted by Picasa

Iluminados pelo Fogo” é um excelente filme argentino sobre a guerra das Malvinas que não chegou aos cinemas brasileiras. Ausência inexplicável, pois se trata de uma produção excelente e emocionante. Comprei o DVD e assisti ao filme em casa. A história começa com Esteban cobrindo como jornalista a movimentação social na Argentina no auge da crise, e sendo testemunha do declínio das condições de vida do país. Quando um amigo com quem serviu na guerra tenta o suicídio, Esteban se vê às voltas com as memórias dos combates que tentou duramente esquecer e decide viajar às ilhas para fazer as pazes com o passado.

O roteiro mistura ficção com aspectos documentais, como imagens da época do conflito mostrando o entusiasmo popular e as declarações exaltadas do ditador Galtieri. As cenas de guerra são muito bem feitas e os combates noturnos chegam a assustar. O filme retrata as dificuldades enfrentadas pelos soldados argentinos, como fome, frio, mau tratamento por parte dos superiores, material inadequado etc. Embora defenda a causa da recuperação das ilhas, ataca o regime militar que torturou e matou sua própria população, além de envolver o país numa guerra trágica.

Outro mérito de “Iluminados pelo Fogo” é destacar a situação dos veteranos. Cerca de 300 deles se mataram, um número que equivale a quase metade dos mortos em combate. Os sobreviventes foram tratados como lembranças indesejáveis tanto pela ditadura quanto pelos governos democráticos que a sucederam. A exceção parcial é a Força Área, cujos pilotos eram bem treinados e tiveram excelente desempenho, ao contrário dos recrutas do Exército e da Marinha, arrastados para um conflito para o qual não estavam preparados.

Vale chamar a atenção também para a bela trilha sonora, assinada pelo cantor e compositor Leon Gieco. Sua canção “La Memória”, que fecha o filme, é de arrepiar:

Todo está guardado en la memoria,
sueño de la vida y de la historia.

La memoria despierta para herir
a los pueblos dormidos
que no la dejan vivir
libre como el viento


Feliz Natal e paz na terra, aos homens e mulheres de boa vontade.

4 Comentarios:

Anonymous elenara said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Oi, Mauricio!

tô colando msg de final de ano nas paginas de quem eu amo de paixão. se me permites:

Mauricio Santoro querídolo:

estava lendo William James:

"o que é, então, o seu próximo? É também um conjunto de estados de experiências, pensamentos, tão real como você."

Ao que Josiah Royce acrescentou:

"Essa visão mais penetrante que leva à intimidade daquilo de que até então só nos havíamos dado conta de maneira externa e morta, muitas vezes torna-se acessível a uma pessoa de maneira súbita. E quando tal se dá, marca época em sua vida."

acho que és um bom entendedor, né? para receberes com muita alegria, no teu coração, meus sinceros votos(mesmo que eletronicos) de um ótimo natal e que o ano que termina seja excelente prenuncio do que se aprochega. (acho que a concordancia tá péssima)

bjão
lele

p.s.: é um copy&paste de msg somente para quem eu amo.

dezembro 24, 2006 7:18 PM  
Blogger Patrick said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Gosto das suas análises de filmes argentinos. Você teria alguma sugestão de loja argentina na internet onde comprar DVDs?

dezembro 25, 2006 9:30 AM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Cara Elenara,

muito obrigado pela bonita mensage, tudo de bom no fim de ano para você!

Salve, Patrick.

Tente o www.musimundo.com. É uma grande cadeia de lojas de discos e DVDs, costumo comprar neles em Buenos Aires.

Abraços

dezembro 26, 2006 2:37 PM  
Blogger Patrick said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Obrigado pela dica, a musimundo vende pela Internet, pena que o custo de envio seja proibitivo (quase 50 pesos/unidade). Parece que as lojas de lá não usam os correios, apenas transportadores expressos (fedex & similares).

dezembro 27, 2006 1:29 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com