segunda-feira, janeiro 15, 2007

Videla: a banalidade do mal


O líder da mais atroz ditadura latino-americana, que deixou um saldo de 30 mil mortos, foi um personagem medíocre, um burocrata sem carisma ou traços marcantes de personalidade, mas que encarnou as tradiçöes mais autoritárias da sociedade argentina. Esta é a principal conclusäo de "El Dictador", biografia do general Jorge Videla escrita pelos jornalistas Maria Seoane e Vicente Muleiro.

O trabalho de pesquisa da dupla é excelente e reconstrói a trajetória de Videla através de uma série de entrevistas e documentos. Nada em sua vida apontava o que poderia ser. Sua biografia é a de um oficial do Exército, de classe média, dedicado ao trabalho e à família, muito religioso, sem grandes interesses culturais ou sociais. Os amigos o descrevem como um tipo calmo, seguidor das normas e regulamentos, um tanto introvertido.

O que fez de Videla o comandante de um regime assassino, com mais de 600 centros clandestinos de tortura, responsável pelo roubo de bebës e por lançar opositores de aviäo ao mar?

A resposta dos autores está na vinculaçäo do Exército argentino com os elementos mais autoritários da sociedade do país, como a oligarquia agrária e o catolicismo integrista, que rejeitavam a mobilizaçäo popular e a ascensäo social de largas camadas da populaçäo. No enfrentamento dessas forças, o Exército se tornou a partir de 1930 o árbitro político do país, depondo 6 presidentes que näo se submeteram a seus objetivos.

O livro é um estudo detalhado do aparato repressivo da ditadura, das negociatas nas quais se envolveram generais e almirantes e dos processos por violaçöes de direitos humanos movidos após o retorno da democracia.

É curioso que os autores näo citem Hannah Arendt, porque Videla representa muito bem a tese da filósofa alemä sobre a banalidade do mal. Tal como os burocratas nazistas analisados por Arendt, Videla foi um sujeito comum, dolorosamente comum, que praticou crimes horrendos.

Ele segue em prisäo domiciliar em seu apartamento no bairro de Belgrano, a apenas algumas quadras da universidade onde estudo.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com