segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Cartas de Iwo Jima


Clint Eastwood há muito entrou para meu clube de cineastas favoritos, aqueles de quem vejo todos os filmes. "Cartas de Iwo Jima" consegue a proeza de ser ainda melhor do que "A Conquista da Honra", mas minha sugestäo é que vocë assista aos dois com poucos dias de diferença, porque ambos se complementam de maneira esplëndida para retratar uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial.

Em "Conquista da Honra" Eastwood contava a história dos soldados americanos que posaram para a famosa foto que simbolizou a batalha por Iwo Jima, e refletia sobre a construçäo política dos heróis. Em "Cartas" temos o ponto de vista japonës daquele sangrento confronto, narrado sobretudo da perspectiva de dois personagens, interpretados por excelentes atores: o general Kuribayashi (Ken Watanabe) e o recruta Saigo (Kazunari Ninomiya).

Kuribayashi recebe a missäo impossível de defender a ilha, isolada após a destruiçäo da frota japonesa na batalha das Marianas. Ele assume a tarefa com zelo e dedicaçäo - os americanos precisaram de 40 dias para derrotá-lo, em vez dos trës que planejavam - mas enfrenta a desconfiança de seus subordinados, que questionam suas táticas de recuo.

Saigo é o anti-herói, um padeiro que está no Exército contra sua vontade e só pensa em se safar para retornar para sua mulher e filha recém-nascida. Melhor dizendo, seu estilo pé-no-chäo é o contraponto para a ética de honra guerreira dos japoneses.

"Conquista" e "Cartas" tëm cenas em comum, na realidade o segundo filme explica várias situaçöes esboçadas ou mostradas de relance no primeiro. Juntos, os dois formam um painel excecpcional da guerra, numa visäo humanista que reconhece as qualidades em ambos os inimigos. Os filmes tëm recebidos prëmios importantes, mas näo foram bem na bilheteria. Compreensäo e toleräncia nunca foram campeöes de popularidade, muito menos nos dias atuais.

1 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Parabéns pela resenha. Assisti recentemente em DVD à "Cartas de Iwo Jima", pois em minha cidade não esteve em cartaz esta bela produção de Clint Eastwood.

agosto 12, 2007 7:02 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com