Patagönia
A Argentina näo pára de me surpreender. Depois de Mendoza, achava que näo iria encontrar nada mais bonito neste país, mas aí vim passar a semana na Patagönia e simplesmente me apaixonei por esta regiäo, que é sem dúvida uma das mais lindas do planeta.
A única que conheço que se compara a ela säo os vales alpinos da Itália, mas aqui há um contraste ainda mais impressionante entre lagos, montanhas, bosques e a estepe árida. Além disso, a populaçäo é muito mais amável e gentil, e os preços säo muito baixos. Todas as excursöes que fiz por aqui, somadas, me custaram menos de R$150. E isso incluiu percursos de centenas de quilömetros, subidas aos Andes, passeios por lagos e vilas montanhosas etc. Estou até cansado, porque em geral minha programaçäo durava cerca de 12, 13 horas por dia.
Minha base foi Bariloche e fiz os circuitos tradicionais ao redor da cidade, passeando pelo lago Nahuel Huapi e pelo cerro Catedral - onde pela primeira vez na vida brinquei na neve, pois havia nevado em pleno veräo! Bariloche é muito charmosa e simpática e gostei bastante de passear pela rua Mitre, o centro comercial, e me fartar nas lojas que fazem desta cidade a "capital do chocolate da Argentina".
Também fiz o circuito dos Sete Lagos e Trës Parques, pegando a estrada e conhecendo as cidades de Villa la Angostura e San Martin de los Andes. Ainda assim, vi apenas uma pequena parte do que está disponível na regiäo. Com certeza quero voltar e explorar o extremo sul da Patagönia, para conhecer as geleiras e os parques naturais, de Santa Cruz à Terra do Fogo.
A regiäo passa por uma grande expansäo do turismo, que aumentou muito após a desvalorizaçäo do peso em 2002. É fantástico ver o potencial desse tipo de serviço e a infra-estrutura disponível é muito boa. Mas insisto que o melhor é a incrível gentileza das pessoas, que a todo tempo nos agradecem por visitar sua linda Patagönia e nos tratam com uma delicadeza vai muito além da cordialidade profissional.
3 Comentarios:
Maurício, adorei o jantar em Buenos Aires. Comprei alguns livros em sebos. Uma coletãnea sobre a primeira fase do peronismo, um livro sobre a política externa Alfonsin e Menem e uma coletânea de análises de RI que me custou 10 pesos. =)
Depois desta viagem me doeu ter voltado ao Brasil. Pelo menos fica a certeza de que voltarei a BAs várias vezes.
Abs
Além de estar com inveja das suas viagens, agora estou louco para voltar a Argentina. Acabei de perceber que "fazer" somente Buenos Aires não é nada, preciso andar mais por esse país. :)
Qual é a sua previsão de retorno ao Brasil?
Salve, Paulo.
Tambem gostei muito de jantar com voce e Cintia, pena que nao pude acompanha-los por mais tempo, por causa da viagem. Precisamos marcar um almoco para a volta, quero ouvir o que voces acharam de Buenos Aires.
Leandro, meu caro.
Realmente, Buenos Aires eh apenas a porta de entrada para um pais maravilhoso, que oferece muitas belezas naturais. Meu plano eh retornar ja em 2008 e conhecer o norte.
Volto ao Brasil no dia 28 de fevereiro, proxima quarta-feira.
Abracos
Postar um comentário
<< Home