Alterações no Programa
De: Prof. Maurício Santoro
Para: Coordenação do Curso
Prezado Coordenador,
em virtude dos acontecimentos políticos recentes em nosso país, sugiro realizarmos alterações na bibliografia do módulo sobre teoria política. Tucídides, Hobbes e Maquiavel foram ultrapassados pela maré dos tempos e é necessário treinar os alunos segundo o pensamento vivo de nossa própria época. Segue então uma lista de obras de referências a serem utilizadas no curso em 2007:
CARDOSO, Fernando Henrique. A Arte da Política. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Partindo do pressuposto de que a política brasileira é complexa demais para ser entendida somente com estudos técnicos, iniciaremos o curso com esta peça de ficção, uma tocante fábula sobre um intelectual que acredita ter feito um bom governo no Brasil. No fim, ele salva a mocinha - mas se casa com ACM.
JEFFERSON, Roberto. Nervos de Aço – um retrato da política e dos políticos no Brasil. Rio de Janeiro: Topbooks, 2006.
Para discutir os tópicos “Oratória” e “Amigos para Sempre”. Ao fim da aula, serão sorteados CDs de Lupicínio Rodrigues e cadeiras de deputado pelo PTB.
KAMEL, Ali. Não Somos Racistas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2006.
O único rival de FHC no quesito ficção. Vencedor do Prêmio Condoleezza Rice de Adesão Aos Valores da Elite Branca Dominante. A discussão em sala será complementada por um trabalho de campo em que os alunos serão maquiados de negros e discutirão se o racismo existe com uma unidade de choque da Polícia Militar.
PARREIRA, Carlos Alberto. Formando Equipes Vencedoras. São Paulo: Editora Best Seller, 2006.
Lição de otimismo, liderança, organização e realização. Entra no lugar de “A Lógica da Ação Coletiva”, de Olson, e do “Que Fazer?” de Lênin.
SURFISTINHA, Bruna. O Doce Veneno do Escorpião. São Paulo: Panda Books.2005.
Este importante relato será usado para discutir a relação entre o Poder Executivo e o Congresso, particularmente os acordos feitos com a base governista. Os estudos serão complementados por exibições dos melhores momentos da CPI do Mensalão. Se os alunos acharem forte demais, substituiremos pelo vídeo “As Aventuras de Bruna Surfistinha e suas Amigas na Sex Shop”.
No prelo:
Rumores em Brasília nos informam da preparação dos seguintes livros, que eventualmente poderemos usar no curso de 2008:
LULA. Por que bebo – retratos do Brasil.
DIRCEU, José. Minha Luta Democrática pela Democracia. Prefácio de Kim Jong Il.
6 Comentarios:
Maurício,
segue, por e-mail, sugestão para a capa do "Por que bebo - retratos do Brasil"
Perfeito. Mais um post magistral.
Grande Renato,
obrigado pelas fotos. Fico com a das grades.
Salve, Marcus e Igor.
Obrigado pelos comentários e sugestões. De fato, faltou algo para dar conta das viagens. Talvez o tópico mereça um post exclusivo.
abraços
E o que dizer de "Marimbondos de Fogo"?
Mestre Glauco,
estamos considerando apenas livros publicados na Era Lula, mas sem dúvida o Sarney merece ser uma exceção à regra. Afinal, é um clássico atemporal. Sugestão anotada.
Abraços
Mestre, não vou palpitar porque estou longe e por fora dos babados mais fortes, mas também lamento que você esterá longe quando de minha visita. Nem Natal em casa você não passa? :)
Beijos!
Postar um comentário
<< Home