sexta-feira, setembro 29, 2006

“Pois a mudança é a essência da vida, e sua esperança”

Escândalo!

Em mais uma prova de malversação de fundos públicos, o governo federal decidiu me conceder uma bolsa de estudos para a Argentina. Em quatro ou cinco semanas parto para Buenos Aires, para passar um semestre na Universidade Torcuato di Tella, realizando entrevistas e pesquisas para minha tese e fazendo um curso sobre política internacional na América do Sul.

É uma tradição do Iuperj que os alunos de doutorado passem um ou dois semestres no exterior, em geral em universidades dos EUA ou da Europa. A idéia de realizar trabalho de campo num país sul-americano ainda é bastante nova, até onde sei apenas uma colega fez isso antes de mim. Houve amigos que inclusive me procuraram aos sussurros e me perguntaram se estava tudo bem comigo, se eu não havia brigado com a direção do instituto.

Que posso fazer? O fato é que me interesso mesmo é por países pobres, que vivem em instabilidade e crises políticas. Jamais conseguiria escrever uma tese sobre a Suíça: eu cairia de sono antes de completar o primeiro capítulo. Por outro lado, do jeito que andam as coisas nos EUA e na França, em breve poderei considerar a possibilidade de um pós-doutorado para estudar as vítimas do Katrina ou a insurreição das banlieus.

Vai ser bom passar um tempo num país de língua espanhola, conhecendo um pouco melhor a cultura tão próxima e tão distante dos hermanos sul-americanos. Bom também me afastar por um período da confusão brasileira e pensar um pouquinho sobre os caminhos que se abrem na vida e o que vou ser quando crescer, isto é, quando defender a tese e virar doutor.

Planos, sonhos, desvarios. Inquietações. Sempre.

A citação que dá título ao post é de mestre Gore Vidal.

6 Comentarios:

Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Em primeiro lugar. PARABÉNS !

Tenho certeza que é merecido e você vai tirar o melhor que tiver lá (isso quero dizer, se existir algo assim na Argentina. :))

Em segundo lugar. Não vá sem antes vir conhecer o tratado que você préviu a tantos anos. Nós três estamos esperando a sua visita!

setembro 29, 2006 10:35 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício,

Parabéns.

Aproveite a experiência e, lembre-se, nínguem erra o caminho de volta.

Forte abraço.

setembro 30, 2006 8:19 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ops, consertando: ninguém.

setembro 30, 2006 1:17 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Já está aceitando encomendas de alfajores? Brincadeira Maurício, tenho certeza de que você vai se divertir bastante por lá. Aproveite para conhecer a Bombinera antes que ela acabe.
Abs

setembro 30, 2006 5:11 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Leandro.

As últimas semanas foram agitadíssimas, por motivos que vou lhe explicar mais tarde, mas no próximo sábado ou domingo passo sem falta para ver o Tratadinho e dar um abraços nos pais do Théo, que espero ver antes que o rapaz entre na universidade.

Pode apostar que tem muita coisa boa na Argentina, além da proximidade com o Brasil!

Dom Renato,

O caminho está aí, mas a gente sempre volta diferente...

Salve, Paulo.

Aceito encomendas de alfajores, vinhos, bifes de chorizo e livros hispano-americanos. Vou voltar e abrir uma barraca de camelô.

Abraços

outubro 01, 2006 12:00 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

I'm not sure where you are getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for great information I was looking for this info for my mission.

My blog post; garden centers for sale
my site: garden centers denver

março 06, 2013 9:21 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com