quinta-feira, agosto 10, 2006

Pistolas, Bandeiras e Caixões



Estava na biblioteca do Iuperj, lendo no Valor sobre o fracasso da Rodada Doha da OMC, quando uma amiga entrou com a The Economist cuja capa tratava da guerra no Oriente Médio: “A política internacional está falida, Maurício”, “Virou uma espécie de pistolagem, um instrumento do terror”.

Pistolas, bandeiras e caixões.

Agora as autoridades britânicas anunciam ter desbaratado plano terrorista de assassinato em massa para atacar dez aviões entre o Reino Unido e os EUA, levando o governo Bush a decretar alerta vermelho.

Em quase um mês de conflito no Oriente Médio mais de 1.100 pessoas morreram, a maioria civis libaneses. Milhões tiveram que fugir ou estão refugiados e a estrutura econômica do Líbano está destruída, talvez por anos. É mais do que o Hezbolá matou e destruiu em duas décadas de atividade, na estimativa do Council on Foreign Relations!

O Hezbolá é um dos mais sanguinários grupos terroristas do mundo, mas não é páreo em termo de poder de fogo para um Estado bem organizado como Israel. Dito de outro modo: é evidente que o terrorismo é uma ameaça, mas o risco é exagerado e manipulado pelos governos para tentar legitimar suas políticas no Iraque, no Líbano ou em qualquer canto escuro do planeta.

Israel convocou mais reservistas e mobiliza um número de tropas estimado entre 30 mil e 50 mil para a ofensiva. A tv israelense divulgou que membros da Guarda Revolucionária do Irã foram presos no Líbano, mas ainda não houve confirmação oficial.

O Conselho de Segurança da ONU não consegue chegar a um acordo quanto ao cessar-fogo e à força internacional de paz.

Para minha amiga, o símbolo do quadro político atual é o PCC. Tendo a concordar.

2 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

How nice to be reading you again, ex futuro professor M.!

Aqui vai uma recomendação: confira o blog seguinte:

www.edudobrooklyn.blogspot.com/

: jóvem jornalista brasileiro, muito talentoso, experiente (ex-JB, da época em que havia JB!), hoje morador de NY e que escreve pertinentemente a respeito da política interna e externa dos E.U.
Aposto que vai gostar.

Axé! a.

agosto 12, 2006 9:48 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Igor.

O mundo precisa de bons diplomatas. Sucesso na missão!

Alexandra,

muito obrigado pela indicação, o blog é ótimo e vai para a coluna ao lado. Não conheço o Eduardo, mas devemos ter amigos comuns, pois tinha vários na redação do JB.

Abraços

agosto 13, 2006 10:08 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com