segunda-feira, julho 24, 2006

Lições de Timor Leste


 

"Queimado, Queimado, mas agora nosso – Timor Leste, das cinzas à liberdade”, da jornalista Rosely Foganes, é um dos melhores livros brasileiros sobre relações internacionais. Na realidade, não conheço nada tão bom mesmo lá fora, o que mais se compara pela qualidade e estilo é “Genocídio – a retórica americana em questão”, da jornalista irlandesa Samantha Power.

O Timor Leste foi colônia de Portugal até 1974. Quando os portugueses se retiraram, a Indonésia invadiu a nação e a ocupou por 25 anos. Um terço da população timorense morreu e o meio ambiente foi devastado por incêndios e napalm. Em 1999, houve um plebiscito, mediado pela ONU, com ampla vitória para a independência. Em represália, antes de sair do país a Indonésia incendiou as principais cidades e massacrou os timorenses.

Foi nesse quadro que a ONU chegou ao Timor instalando uma administração transitória sob comando do brasileiro Sérgio Vieira de Mello (foto). Rosely acompanhou a história do nascimento da jovem nação como repórter da Rádio Eldorado. O livro começa pouco após o massacre de 1999 e vai até o fim de 2001, traçando um panorama excelente das missões de paz das Nações Unidas, em pelo menos três pontos:

1)Os desafios da ONU, que pela primeira vez criou as instituições de um Estado, e as lições extraídas do processo para a administração outros territórios em crise. O cotidiano dos funcionários, as relações com a população, o comportamento variando do idealismo e da busca de aventura ao burocratismo apático.

2) O papel dos atores não-governamentais nas relações internacionais, em particular a ação da imprensa, das ONGs e dos missionários religiosos na proteção dos direitos humanos. O que motiva essas pessoas, a capacidade de adaptação e improvisação, o vício na adrenalina. As redes de solidariedade que se formam, a visão estratégica desses grupos (por vezes mais ampla que a dos Estados).

3) A especificidade da atuação do Brasil em missões de paz – dos militares, diplomatas, funcionários do MEC, etc - com a ênfase brasileira na cooperação social e no uso do esporte e da música como maneiras de aproximar as diferenças e resolver conflitos. Inclusive a subestimada influência internacional que pode ter a língua portuguesa.

A história de Timor Leste é um épico moderno da luta de um povo pela liberdade e pela manutenção de suas culturas e tradições. É emocionante sob qualquer ponto de vista, mas tem um apelo especial para nós, brasileiros, que muito compartilhamos com os timorenses. O livro tem páginas das mais bonitas que já li sobre a ação do Brasil no exterior, em especial no contato humano, do dia a dia.
Rosely montou um ótimo site, Timor Crocodilo Voador com notícias e links sobre nosso jovem país-irmão da língua portuguesa. Visita recomendada.

A missão do Timor foi encerrada prematuramente e o país voltou aos conflitos, que envolvem disputas étnicas e controle sobre recursos naturais. Mas os anos iniciais da ação da ONU oferecem lições que podem ser úteis para um esforço de paz no Líbano.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com