quarta-feira, julho 12, 2006

Cartas a um Jovem Escritor


 Posted by Picasa

O livro que comento esta semana foi lançado há poucos dias e é do peruano Mario Vargas Llosa, um dos meus autores favoritos. Chama-se “Cartas a um Jovem Escritor”, um pequeno conjunto de ensaios sobre literatura em forma de conselhos a um aprendiz de romancista.

Os bibliófilos devem ter pensado nas “Cartas a um Jovem Poeta”, de Rainer Maria Rilke, mas aquelas foram escritas a um destinatário real, um rapaz em dúvida entre seguir carreira militar ou dedicar-se à poesia. Vargas Llosa apenas se vale da forma epistolar para abordar o tema, mas não se dirige a um interlocutor específico.

Curiosamente, como no livro de Rilke, a melhor carta é a primeira, que trata da vocação literária, que Vargas Llosa identifica com a rebeldia, com “a rejeição e crítica à vida e ao mundo real”. É antes um sentimento íntimo do que a oposição à ordem social vigente, embora possa assumir também esse aspecto. Além disso, diz Vargas Llosa, a ficção deixa nos leitores a sensação de mal-estar, de desconforto com relação às coisas, pois ficam com “uma sensibilidade muito mais aguçada diante de suas limitações e imperfeições.”

Na segunda carta, o escritor peruano fala do romancista como um ser que se autoconsome num “striptease às avessas”, partindo de suas experiências pessoais mas transfigurando-as em matéria ficcional, na vida que poderia ter sido. O autor autêntico é o que passou pelo processo de “aceitar seus próprios demônios e servi-los na medida do possível.”

As cartas restantes são mais técnicas e se dedicam aos diversos aspectos da arte narrativa do romance: como organizar tempo, espaço e coesão interna, o uso de várias vozes para contar uma história, as tramas paralelas etc. Além de estupendo romancista, Vargas Llosa é doutor em Letras e autor de ensaios sobre escritores célebres. Seus exemplos favoritos vem da seara hispano-americana (Cortazar, Garcia Márquez, Borges, Juan Rulfo, Carlos Fuentes, Alejo Carpentier) ou da tradição realista americana e francesa (Faulkner, Melville, Henry James, Flaubert). Há observações muito boas, como esta: “A literatura é puro artifício, mas a boa literatura é capaz de ocultar tal fato, enquanto a medíocre o delata”.

Da teoria à prática, o romance mais recente de Vargas Llosa, “Travessuras da Menina Má” já foi lançado na Europa e deve sair em português em setembro. È uma história de amor ambientada em vários países, entre os anos 60 e o presente. A crítica o saudou como excelente. Me resta aguardá-lo!

5 Comentarios:

Blogger Sergio Leo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Boa dica, professor. Vou já na livraria atrás disso.

La Fiesta del Chivo é um dos romances mais chocantes que já li, marcante mesmo. A engenharia literária do Llosa é um monumento. Vale a pena conhecer as lições do cara.

julho 13, 2006 8:34 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre Sergio,

não li a festa do bode, mas o "Conversa na Catedral", sobre a ditadura militar peruana, é estupendo. Como diz um amigo admirador do Vargas Llosa, o sujeito adota uma ditadura (no bom sentido, no mau ele preferia a tia).

Você está nos devendo uns posts sobre suas aventuras na Venezuela e outro sobre o que vai sair dessa Rodada Doha...

Abração

julho 13, 2006 10:49 PM  
Blogger Sergio Leo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pois é, eu já andava sem rempo de alimentar o blogue, e voce me aparece com essa... Comprei naquele dia o livro, e o estou devorando. Bom, devorando no estilo macrô, quano tenho chance, dou umas mastigadinhas. Belíssima dica, doutor Santoro, fico lhe devendo mais essa.
abração.

julho 17, 2006 4:45 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Grande Sergio,

the life so short and the craft so long to learn, já dizia mestre Chaucer, poeta maior...

Mas isso não serve como desculpa. Espero as atualizações no blog.

Se o mundo ou o Oriente Médio não acabarem nesta semana, tem um Carlos Fuentes me esperando na cabeceira.

Abraços

julho 17, 2006 5:53 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Em breve será lançado o livro "A Última Defesa" de Irineu Tolentino, pela editora Protexto, Curitiba/PR.

É um romance que além de estimular bastante a reflexão tanto de quem pretenda ser escritor quanto do leitor, além de envolver o leitor pela beleza de um julgamento no Trbiunal.

É realmetne interessante. Li-o no formato E-book através de link no sítio www.eusou.com/premium, Lisboa, porém não está mais lá.

Mas é interessante, tanto quanto "Cartas e um jovem escrior".

Parabéns pelo blog!

Jorge Castro/Cunha-SP

maio 12, 2007 10:43 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com