quarta-feira, junho 28, 2006

Geopolítica do Futebol



Já sabemos que o futebol explica o mundo.

Comentava as primeiras partidas da Copa com uma amiga filha de alemães que me disse que a seleção da Alemanha estava devolvendo o orgulho nacional aos cidadãos, algo que há muito não sentiam. Isso se reflete até no gesto (para nós banal) de carregar a bandeira do país durante os jogos.

Claro que ninguém é alemão impunemente, e a nação carrega nas costas o sentimento de culpa pela história de brutalidades na primeira metade do século XX. Mas “a maior Copa de todos os tempos” é uma vitrine impressionante para o despertar ou reforço dos nacionalismos. Mestre Eric Hobsbawm comenta o tema em entrevista à Agência Carta Maior: “Acho que só participar de uma Copa do Mundo é que faz as pessoas que vivem no Togo ou em Camarões se darem conta de que são cidadãos de seus países.”

Deve ter sido o mesmo em Gana. Pena que tenha cabido ao Brasil a tarefa de despachar para a casa a única seleção africana. Os jornais mostraram até a expectativa dos descendentes de brasileiros em Gana, netos e bisnetos dos antigos escravos que retornaram à África.

Hobsbawm diz não sentir simpatia pelos nacionalismos. Minha posição é bem mais ambígua. Gosto do espetáculo dos times com as cores de seus países, com as manifestações bem-humoradas dos torcedores e – por que não? – da oportunidade de extravasar a agressividade contra nações estrangeiras sem precisar declarar uma guerra ou atirar em alguém.

Penso mesmo que o futebol tem um papel importante em questões como o combate ao racismo, apesar das declarações infelizes da extrema-direita francesa. Ou talvez, por causa delas, forçando a sociedade a confrontar tais absurdos. Do tipo, ver a Frente Nacional do Le Pen torcendo para um time cheio de negros e árabes. Não é pouca coisa num momento em que o Velho Mundo enfrenta tantas tensões raciais.

Poucas vezes vi tanta festa no Brasil para uma Copa. Como torcedor, fico feliz. Como cientista político, acende a luz de alerta: precisamos compreender melhor como funciona o “poder macio” do excelente desempenho do nosso país no esporte. O assunto está se tornando um respeitável filão acadêmico, com vários livros sendo publicados sobre a relação entre futebol, identidade nacional, cultura e até guerras. Os militares que serviram no Haiti me contaram histórias fantásticas em como usam o esporte para promover a aproximação entre as tropas brasileiras e a população das favelas de Porto Príncipe.

3 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Aqui na Inglaterra, essa impressão de nacionalismo exacerbado pelo futebol é ainda mais aparente. Há bandeiras penduradas nas casas e balançando nas janelas dos carros, e só se fala nisso por essas bandas. E como Londres é a cidade mais cosmopolita do mundo, tem torcedores de todos os países por aqui. Vi jogos em bares australianos com mais de 100 brasileiros à minha volta. Vai entender. :)

junho 29, 2006 7:15 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Igor.

Com certeza é uma tremenda fonte de inspiração para seus trabalhos. Não conheço a política européia tão bem quanto a latino-americana, mas me parece que você tem um manancial rico para analisar em termos das dificuldades de integração dos imigrantes.

Caro JM,

"Como o futebol explica o mundo" é um livro excelente, uma pequena jóia de jornalismo esportivo, cultural e político. Vale MUITO a leitura.

Concordo com você que o futebol pode ser uma maneira de se afastar da realidade, e não só no Brasil. Mas o esporte tem também o lado de integração social, que acho fascinante.

Querida Nica,

vi Inglaterra x Equador e acho que Beckham e cia terão dificuldades de vencer o Portugal de Felipão, para quem torço por solidariedade lingüística e cultural. Posso apenas imaginar o clima em Londres, mas deve estar muito divertido.

Abraços

junho 29, 2006 10:06 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Very quickly this site will be famous among all blogging and site-building users, due to it's fastidious articles or reviews

Also visit my website: borse longchamp

junho 15, 2013 11:01 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com