domingo, junho 18, 2006

Surfando a Onda Democrática


Sábado dei uma palestra sobre “A Onda Democrática e as Crises Políticas na América Latina” em um pré-vestibular comunitário na Baixada Fluminense. O convite veio de um amigo querido que é aluno por lá e foi reforçado pela minha experiência pessoal – o primeiro lugar em que lecionei foi exatamente um pré desse tipo e tenho ótimas recordações dos três anos em que trabalhei nele.

Meu argumento: a América Latina vive uma onda democrática, com a mobilização política de grupos tradicionalmente marginalizados (p.ex., índios). No entanto, essas mudanças positivas são ameaçadas pela dificuldade das instituições do Estado e dos partidos em atenderem as novas demandas, e também pela ausência de transformações significativas na economia, com a persistência de altas taxas de desigualdade e desemprego, mesmo quando o PIB cresce. Há riscos de ascensão de lideranças carismáticas, mas sem compromisso com a democracia. Ilustrei os pontos com histórias do meu trabalho pela América Latina, contando episódios que vivi na Argentina, Chile, Equador e Venezuela.

Falei por uma hora – nenhum palestrante é interessante por mais do que esse período – e em seguida tivemos um debate riquíssimo, que durou hora e meia, com os alunos me questionando sobre o governo Chávez, a nacionalização boliviana, os protestos estudantis no Chile, a vitória de Uribe na Colômbia, o zapatismo no México e o retorno do nacionalismo na América Latina. Fiquei muito, muito bem impressionado com o grau de informação e reflexão das perguntas, elas me forçaram a pensar em vários aspectos do tema.

Chamei a atenção dos estudantes para o fato de que eles são uma parte importante da onda democrática, das lutas sociais por acesso à educação, e que terão papel de destaque em suas comunidades e na própria universidade – a torre de marfim tem que ser demolida, e a reflexão teórica precisa se democratizar e se voltar para os problemas do povo brasileiro. Acredito que saímos dali bastante esperançosos e já me perguntaram se eu toparia voltar. Claro que sim! É bom sentir-se parte de um movimento amplo, maior do que as dificuldades cotidianas. Mesmo que os obstáculos sejam enormes, fica o sentimento de ação e de comunhão.

Outra novidade: a Aeronáutica selecionou meu artigo "Saindo do Dilema: a cooperação Brasil-Argentina à luz da teoria dos jogos" para a Biblioteca Virtual de Defesa Nacional, que está em preparação e irá disponibilizar diversos textos sobre o assunto.

2 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro ex futuro professor M., ando calada mas continuo por aqui, me acostumando às sombras, curtindo os posts... Infelizmente, terei que interromper meus estudos no Clio antes mesmo de ter tido o privilégio de assistir à suas aulas! Mas é por uma muito boa causa. Continuo querendo conhecê-lo, então aqui vai meu email e um convite para um cafézinho, qualquer dia desses, quando puder. Abraços, a. (alexandra.vilasboash@gmail.com)

junho 19, 2006 5:16 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Alexandra.

Estive procurando você pela turma de segunda à noite e lamento saber da sua ausência - logo agora que descobri um aluno na manhã cujo pai escreveu um livro sobre Cortázar!

Anotei o email, mas espero que você apareça em outra turma do Clio. O concurso, afinal, continua!

Abraços

junho 20, 2006 10:09 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com