quarta-feira, maio 31, 2006

Congresso, direitos humanos e diplomacia

Passei esta quarta em Brasília. Fui à Câmara dos Deputados para o lançamento do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa, no qual serei um dos representantes da sociedade civil. O aeroporto do Rio ficou fechado por causa de uma forte neblina, de modo que meu vôo atrasou quatro horas (!) e perdi a solenidade de inauguração. Mas ainda tive tempo de conversar com as pessoas e levantar informações.

O Comitê surgiu a partir das atividades da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e teve a adesão de outras instâncias governamentais, como o Senado, Itamaraty, Ministério Público, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Secretaria Geral da Presidência e Ministério da Saúde. Pelo campo da sociedade civil, participam diversas organizações não-governamentais e movimentos sociais.

O diálogo entre governo e sociedade tem dois objetivos principais: aumentar a participação cidadã no que toca à promoção diplomática dos DHs e melhorar as atividades de educação nesse campo.

Minha tarefa mais importante no Comitê será abordar as questões ligadas aos DHs no Mercosul. A maioria das organizações sociais que fazem parte da iniciativa concentraram esforços em outras áreas, como o Conselho de DHs da ONU e a Corte Interamericana de DHs. Claro que a atuação do Brasil na América do Sul é um dos pilares da política externa nacional, além de ser a região em que o país tem mais influência. Será um belo desafio, há campo fértil para a ação política da sociedade civil, com temas quentes como migrações, povos indígenas, atos das transnacionais etc.

Penso que pode ser uma boa experiência para a questão da participação do Congresso na agenda diplomática, que atualmente é muito reduzida, basicamente se limita (segundo os próprios parlamentares) à ratificação de tratados e às sabatinas dos embaixadores. Na medida em que o Brasil aprofunda suas relações internacionais, é inevitável que o parlamento e os partidos desempenhem mais tarefas na área.

Há sinais de mudanças, por exemplo, em senadores que acompanham as comunidades de emigrantes brasileiros nos EUA, como já é praxe entre políticos da América Central. Na Itália, as últimas eleições resultaram em brasileiros sendo eleitos ao Congresso daquele país. O próprio parlamento do Mercosul entra em funcionamento no fim deste ano, mas com poderes limitadíssimos pelo menos até meados da próxima década.

Aproveitei a visita a Brasília para rever amigos, funcionários em diversos ministérios. Impressionante o clima de decepção e desalento com corrupção generalizada, nepotismo, ou bagunça administrativa pura e simples. “A gente achava que ia ser diferente com o PT, mas estávamos errados”, me disse um deles. Estou convencido de que só virão mudanças com muita pressão social. O Estado é algo sério demais para ser deixado na mão dos políticos.

8 Comentarios:

Blogger Sergio Leo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Que pena não termos nos encontrado, meu caro! Está violenta a carga de trabalho na capital... Pelo jeito v. vai voltar logo: avise, para programarmos um encontro!
E boa sorte na tarefa! Conte comigo para o que precisar.

junho 01, 2006 3:59 PM  
Blogger mariluca said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Gostei da última frase.... "Estado é algo sério para ser deixado nas mãos dos políticos".

Eu vejo o "clima" de decepção geral com bons olhos, até porque a lama estava lá, nós é que insistíamos em não ver - ou a nossa querida imprensa colaborava muito pra que o lamaçal ficasse coberto-.
Quiseram levar o PT, mas quem tem telhado de vidro precisa tomar cuidado. Somos um povo imaturo e ignorante do ponto de vista democrático, o que não significa que não possamos nunca vir a amadurecer e aprender, e mais, que sejamos necessariamente burros (ou seríamos?). Vamos ver como é que nos sairemos nas próximas eleições, quem sabe não aprendemos alguma coisa?

(Eu devia estar me encaminhando ao estudo dirigido...)

bjs!

junho 01, 2006 6:16 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre, assisti a alguns jogos da Costa do Marfim na Copa Africana, no início deste ano, e embora eles joguem bonito, não fiquei tão impressionada. Espero que eles me surpreendam na Copa. Quanto ao Lucerna, só rindo mesmo pra achar que aquilo representou alguma coisa. Só falta agora seus colegas comemorarem a vitória certa contra a Nova Zelândia também. ;)

junho 01, 2006 6:20 PM  
Blogger mariluca said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Outra coisa... no dia que eu adicionei vcs (porque não sabia gerenciar o blogger.com), eu já estava na lista de Ligações Conspiradoras há muito tempo :)

Vou te mandar um email com a minha conspiração sobre o trabalho do módulo... e economizar quase 5 reais de barca (jornalista desempregada em contenção de despesas).

bjs

junho 01, 2006 6:22 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre, assisti a alguns jogos da Costa do Marfim na Copa Africana, no início deste ano, e embora eles joguem bonito, não fiquei tão impressionada. Espero que eles me surpreendam na Copa. Quanto ao Lucerna, só rindo mesmo pra achar que aquilo representou alguma coisa. Só falta agora seus colegas comemorarem a vitória certa contra a Nova Zelândia também. ;)

junho 01, 2006 6:22 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Vejo que os políticos brasileiros honestos foram exportados para o exterior.

É assim que o país vai para a frente, a nata vai para o primeiro mundo e a corja para Brasília.

junho 01, 2006 9:18 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Sergio.

A princípio o Comitê vai se reunir uma vez a cada trimestre, fora outras reuniões preparatórias, de modo que devo estar com freqüência em Brasília. Será muito bom batermos um papo, inclusive por conta de outros projetos nos quais estou envolvido com relação a direitos humanos e comércio internacional.

Olá, Mari.

Dou aula amanhã na UCAM, você pode me passar diretamente seu texto. Quanto à decepção, concordo com você que ela tem grande valor educativo. Mas é triste ver funcionários públicos jovens e qualificados dizendo "Eu não dou mais a mínima, quando dá 17h pego minhas coisas e vou para casa".

Querida Nica,

estou mais curioso para ver Angola, mas meus amigos africanos garantem que a Costa do Marfim é o melhor time. A conferir - de preferência no seu blog, em primeira mão. Quanto à celebração da vitória sobre o time suíço, é mais uma prova da generosidade de meus colegas de trabalho.

Caro Bender,

a julgar pelo estado atual da política mundial, os políticos honestos foram exportados é para a Lua.

Abraços

junho 02, 2006 10:15 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

confirms consult sending honour poachers serves sheer favourably canadians drought purchase
lolikneri havaqatsu

fevereiro 08, 2010 3:40 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com