terça-feira, maio 23, 2006

A Ciência Política Vai ao Condomínio

O condomínio nasce bom, a sociedade é que o corrompe (Rousseau, para seus senhorios em Genebra, Paris e Londres).

Todo mundo é comunitarista até a primeira reunião de condomínio (de meu ex-professor de teoria política contemporânea).

Ontem à noite tivemos uma reunião de moradores no meu prédio e fui eleito síndico. Não é tão comum que cientistas políticos assumam o cargo – enfrentamos concorrência desleal dos generais de pijama. Como a teoria política pode ajudar um jovem síndico a desempenhar suas funções?

Primeiro, há o célebre problema da ação coletiva. As pessoas podem ter objetivos comuns (como melhorar o prédio em que vivem) e não serem capazes de cooperar. Em geral isso ocorre porque o sujeito quer que o outro entre com os custos de tempo e dinheiro, enquanto ele relaxa. O típico carona.

A manifestação clássica da questão no condomínio é a espinhosa escolha de quem será síndico. Mancur Olson diz que o problema da ação coletiva só se resolve na porrada ou por “incentivos seletivos”. Alguém tem ganhar extra para exercer o fardo da liderança. No meu caso, meu interesse de proprietário em valorizar o imóvel, e um certo ceticismo em que isso ocorra sem que eu toque o bonde. Também fico dispensado de pagar o condomínio, mas o valor é muito baixo, não é esse o ponto principal.

O inferno são os outros. (Sartre)

O mundo contemporâneo é caracterizado por estilos de vida plurais e a diversidade é valor a ser celebrado, nos dizem os teóricos políticos. OK. E como você lida com o sujeito que é pianista e precisa praticar horas a fio a mesma seqüência, sem incomodar a moça que tem que estudar e se sente incomodada pelo barulho? Com a boa e velha tradição do é conversando que a gente se entende, embora eu tenha sugerido que ingressos grátis para o próximo concerto terão impacto decisivo.

Quando os recursos são escassos, o homem vira o lobo do próprio homem. (Hobbes)

Então o condomínio quer pintar o prédio, reformar o interior, mudar a tampa dos medidores, instalar porteiro eletrônico, limpar a lixeira com mais freqüência e colocar uma caixa de correio? Cada um tem sua prioridade e a grana disponível não é tão alta. Propus escolhermos uma, e apenas uma, para depois dela pronta discutirmos o resto. Conseguimos fechar uma prioridade razoavelmente consensual. Locke e Kant ficariam orgulhosos.

Faça o mal de uma só vez, faça o bem aos poucos (Maquiavel)

Já avisei que posso passar uns meses na Argentina no fim de ano. E está dito.

Mudanças na administração do prédio, como mecanismos mais eficientes e transparentes de prestação de contas, virão pelas próximas semanas.

A burocracia tradicional não funciona, é preciso criar grupos de trabalhos específicos para implementar seus objetivos políticos (Celso Lafer, em seu livro sobre JK e o Plano de Metas).

Vou ouvir quem entende do assunto. Faxineira? Fulano. Serviço elétrico? Sicrano. Contabilidade? Beltrano.

Semana que vem chamo o mestre de obras para fazer o primeiro orçamento da minha gestão, quem sabe não dá para fazer uma bela obra já no primeiro mês?

Cinqüenta anos em cinco meses!

10 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Recentemente fui a uma assembléia da associação de ex-alunos da minha universidade aqui, e acabei sendo eleita pro comitê da associação com maioria de votos. Vai entender o que se passa na cabeça desses malucos. ;)

maio 24, 2006 9:12 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Dom Maurício! o novo senhor do prédio. da dinastia dos Santoro, o mais jovem a ocupar um posto tão importante. Serei seu acessor para assuntos internacionais. Espero ser bem diferente do M. A. Garcia (que idiota!) Haverá, um fenômeno bandwagoning no prédio Maurício, você verá!

Helvécio

maio 24, 2006 10:24 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício, lembrei do filme Edifício Master quando o administrador fala: "Primeiro Piaget, se não der vou de Pinochet"
Abs

maio 24, 2006 2:28 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

Nica: há alguns dias também fui eleito para a comissão de funcionários aqui no trabalho, para fazer a ponte com a direção. Mas nesse caso, foi só porque houve uma desistência e eu estava de suplente.

Helvécio: estava pensando em te nomear para auditar aquela papelada da gestão anterior. Não sei quando vou arranjar tempo para ler tudo aquilo.

El Pupo: se tudo correr bem, em breve abrirei franquia. O patrimonialismo não pode parar.

Paulo: lembro do cara, ele foi o sujeito que botou ordem no Edifício Master. É meu ídolo atual. Acho que vou alugar o vídeo.

Abraços

maio 24, 2006 4:05 PM  
Blogger Marco Aurélio said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício

Estamos em um ano eleitoral e de copa do mundo. Acho que então cabe uma pergunta:
Você acha que futebol e política se misturam ? Lembra da Soninha da MTV e agora da ESPN ? Fiz um comentário no blog dela e ela me respondeu. Nossas opiniões divergiram. Depois levei a discussão para o meu blog. Gostaria de saber sua opinião.
Já conhecia a frase do Sartre e não concordo Acho que o inferno somos nós mesmos.

Um abraço

Marco Aurélio

maio 24, 2006 4:26 PM  
Blogger Marco Aurélio said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Já ia me esquecendo. No meu prédio estão me pressionando para ser síndico. Estou tentando fugir de todas as maneiras.

maio 24, 2006 4:27 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Marco.

Política significa mobilizar pessoas para a ação e qualquer atividade que influencie corações e mentes de multidões - esporte, arte, religião - faz parte desse jogo, querendo ou não.

A questão é se o uso político do esporte é eficiente. Creio que depende do caso. Mas isso também vale para sindicatos, partidos e jornais.

Igor,

Depois que Lady M interpretou Evita com tanta paixão, considero-a um tema válido para a teoria política.

Abraços

maio 25, 2006 9:41 PM  
Blogger Unknown said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ciência Política pura e aplicada! Show!
Tava com saudades daqui...
Boa Sorte!
Abração!

maio 29, 2006 12:12 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Seja bem-vinda de volta, Claudia!

Como disse um amigo, pós-graduação em ciência política tinha que servir para alguma coisa!

Beijo

maio 29, 2006 11:17 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mauricio, esse papo de condominios, sindicos não é bricadeira...edito um jornal para este segmento há 6 anos, escuto todo tipo de coisa diariamente. É uma escola...estava eu aqui buscando algo diferente para colocar no site que estamos fazendo para nossa publicação e encontrei vc...te convido a escrever um artigo a respeito. Vc mesmo disse que "pós-graduação em ciência política tinha que servir para alguma coisa!" Topas?

fevereiro 23, 2007 5:46 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com