Os Três Enterros de Melquíades Estrada
Este é um faroeste sobre temas clássicos – amizade, honra, o nascimento da nação e o herói solitário cavalgando rumo ao horizonte. Disfarçado em drama sobre as tensões sociais na fronteira entre México e Estados Unidos.
Tommy Lee Jones estrela e dirige “Três Enterros”, e se sai tão bem em ambas as tarefas que pode ser comparado a Clint Eastwood. Jones interpreta Pete, vaqueiro do Texas cujo melhor amigo é Melquíades, imigrante mexicano ilegal. Melquíades é morto acidentalmente por um patrulheiro da fronteira, e enterrado como indigente. Pete obriga o policial a desenterrar o cadáver e levá-lo até o México, para ser devolvido à família, numa viagem de vingança e redenção.
O faroeste é um gênero masculino, no qual as mulheres raramente encontram seu lugar. As duas personagens femininas importantes são a garçonete Rachel e Lou, a mulher do patrulheiro. Rachel está na meia idade que dribla a pasmaceira cotidiana mantendo casos extraconjugais. Lou vê nela um espelho do que sua vida pode se tornar e tenta encontrar uma maneira de sair do tédio da fronteira e de superar a distância que se cria entre ela e o marido.
A viagem rumo ao México é uma travessia quixotesca em busca da ilusão de um lar, de um refúgio para a instabilidade da vida. A fronteira é um entre-mundos, onde americanos escutam rádios em espanhol (“Não entendo nada, mas gosto do som”, diz um personagem) e mexicanos vêem telenovelas em inglês, sem compreender os diálogos. Pete e Melquíades são os únicos a dominarem as duas línguas, eles superaram o fosso cultural através da amizade.
Na melhor tradição dos faroestes, “Três Enterros” é também um elogio do individualismo e da honra pessoal diante de um Estado opressivo. Todos os policiais retratados no filme são violentos, preguiçosos, incompetentes ou burros.
Num dos meus westerns favoritos, “Rio Vermelho”, John Wayne toma posse à força de terras pertencentes a um latifundiário mexicano, no que vem a se tornar o Texas. Os EUA mudaram muito: a identidade nacional está em disputa e já se reconhece o papel que os imigrantes hispânicos tem (e terão) na construção do país. “Três Enterros” exemplifica esta nova perspectiva, bem como o presidente eleito Matt Santos, em The West Wing.
A luta política tem muitos aspectos: a vitória na representação simbólica nas artes não é o menor deles.
0 Comentarios:
Postar um comentário
<< Home