domingo, abril 30, 2006

Taxas Globais

Ontem à noite eu estava numa festa de jornalistas sendo apresentado como alguém que abandonou a profissão pela seara da ciência política. Não é bem assim, protestei, ainda escrevo "jornalista" no espaço apropriado nas fichas de hotel e na declaração de imposto de renda. Além disso, tenho escrito bastante para jornais.

Para fechar o ciclo de posts sobre o Fórum Social Brasileiro, vai o link para meu artigo "De Recife a Nairóbi", publicado no Jornal do Brasil, onde falo da importância do FSB e o ligo aos fóruns que ocorrem em outros países.

Abaixo, reproduzo meu artigo sobre a questão da criação de taxas globais contra a pobreza, que saiu no site do Ibase. Nessa iniciativa, o Brasil tem papel-chave. OK, também odeio pagar impostos, mas a proposta é interessante. Deve ser um dos temas da minha aula na próxima semana.

***

Taxas globais: nova arma contra a pobreza


A Associação Brasileira de ONGs, a Fundação Friedrich Ebert e a Attac realizaram no Fórum Social Brasileiro o painel de debates Taxas globais: uma fonte de financiamento para combater a pobreza? Parte do seminário Financiamento para o Desenvolvimento, o evento reuniu diplomatas e representantes da sociedade civil da América do Sul e da Europa.

O espírito do encontro foi resumido por Peter Wahl, da ONG alemã Weed: "O filósofo Schopenhauer dizia que toda boa idéia passa por uma fase em que é considerada loucura, outra em que é tida como inviável e um estágio em que é implementada. No que diz respeito às taxas globais, estamos entre o segundo e o terceiro momento".

O diplomata chileno Alexis Guardia analisou o contexto histórico, mostrando que as discussões sobre taxas globais nasceram da constatação de que a Ajuda Oficial ao Desenvolvimento (AOD) havia caído muito nos anos 1990. Faltavam US$ 50 bilhões para que os países pobres fossem capazes de alcançar as Metas do Milênio, o conjunto de objetivos sociais definidos na ONU em 2000. Diante da incapacidade de elevar a AOD aos valores necessários, ONGs, acadêmicos(as) e governos propuseram fontes alternativas para financiar o desenvolvimento.

Guardia listou iniciativas como taxar globalmente transações financeiras internacionais, emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono, comércio de armas e passagens aéreas. O diplomata também mencionou mecanismos alternativos, como medidas para facilitar remessas de dinheiro de imigrantes a seus países de origem, incentivos às doações privadas e até a proposta britânica de lançar títulos financeiros para custear projetos sociais no mundo em desenvolvimento. Segundo Guardia, "os problemas técnicos com relação a essas iniciativas foram resolvidos, a questão agora é política".

As maiores dificuldades enfrentadas pelos defensores das taxas globais dizem respeito aos interesses econômicos que seriam prejudicados com sua adoção. As empresas do mercado financeiro são as mais resistentes, alegando que tentativas de aumentar os custos das transações econômicas resultariam na fuga de investidores e na diminuição dos recursos disponíveis ao desenvolvimento. As ONGs que apóiam as taxas afirmam que elas teriam efeito regulatório, desestimulando especulação em operações de câmbio, derivativos e outros instrumentos financeiros.

O diplomata brasileiro Alan Coelho de Séllos apresentou a iniciativa do governo Lula de taxar as passagens aéreas internacionais e utilizar o dinheiro para o combate à Aids. A proposta entrará em vigor ainda em 2006 e conta com o apoio do Chile e da França. Séllos destacou que a idéia nasceu da Ação Internacional contra a Fome e a Pobreza, proposta pelo presidente Lula à Assembléia Geral da ONU.

"Vamos aproveitar as estruturas existentes, sem criar uma burocracia nova", afirma Séllos. A taxa será cobrada no momento em que as pessoas comprarem passagens para os países que fazem parte da iniciativa. Trata-se, na realidade, de um acréscimo sobre os tributos aeroportuários já em vigor. O dinheiro será repassado ao Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, da Organização Mundial da Saúde. O diplomata brasileiro ressaltou que a prioridade será enfrentar a "transmissão vertical" da Aids, da mãe para as crianças.

Além disso, o Brasil deverá contribuir com US$ 12 milhões para a recém-criada Central Internacional de Distribuição de Medicamentos, que visa ao abastecimento dos países mais pobres do mundo. A Presidência enviou projeto de lei ao Congresso pedindo autorização para a transferência dos recursos, que sairão diretamente do orçamento do governo federal.

Peter Wahl comentou as análises dos dois diplomatas e chamou a atenção para a importância dos temas tributários na história moderna, destacando seu papel decisivo na eclosão da guerra de independência dos EUA (recusa em pagar impostos ao rei da Inglaterra sem ter representação no parlamento) e na Revolução Francesa (nobreza e Igreja isentos de impostos, sustentados pela população plebéia).

Para Wahl, o neoliberalismo é responsável pela "refeudalização" dos impostos, realizando cortes tributários para grandes empresas e pessoas ricas e jogando a carga sobre os grupos mais pobres – o mesmo tipo de conflito que levou às grandes contestações sociais do passado.

"As taxas globais são inovadoras porque antes toda a tributação era no âmbito do Estado nacional. Além disso, elas podem oferecer soluções como suprir a ONU com uma fonte de financiamento que torne a organização imune da chantagem exercida pelos EUA", destacou Wahl, lembrando que os Estados Unidos são os principais mantenedores financeiros das Nações Unidas e se valem desse poder de pressão para impor seus interesses.

9 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro Pupo,

obrigado pelos esclarecimentos. Sei que existe diferença entre taxa e imposto, mas nunca sei qual é qual. Pensei no entanto que a doação da União fosse uma solução provisória, até o mecanismo internacional ficasse pronto e funcionamento.

Em todo caso, o debate em Recife foi muito interessante. Vamos ver como a história se desenvolve.

Abraços

maio 02, 2006 9:38 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

ei garoto, tava lendo teu blog e ai achei umas coisas sobre buenos aires e tals e assim eu tou pretendendo estudar la agora no comeco do ano so que eu ainda nao decidi em que faculdade me matricular, tu tem alguma informacao sobre as faculdades de cinema la, tipo as que prestam, as que nao prestam ;]
help me, pleasssssssse.
igor sirkoski

outubro 14, 2007 8:09 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

oi, esqueci de deixar meu contato.
é apesardavida@hotmail.com

valeu,
Igor

outubro 14, 2007 8:11 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Howdy! Do yоu usе Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm absolutely
enjoуing your blоg and look forwаrԁ to new updаteѕ.
Also visit my web site ... v2 cig review

fevereiro 03, 2013 12:05 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

What's up, all the time i used to check website posts here early in the break of day, because i enjoy to gain knowledge of more and more.

Also visit my blog post - sfgate.com
my site - V2 cigs reviews

fevereiro 16, 2013 8:01 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Hеllo, this weekend iѕ pleasant in favor
of me, foг the reaѕon that this
oсcasion i am reading this great infοrmative
рiece of writіng heгe at my hοuse.


my blog http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

fevereiro 23, 2013 11:52 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Great beаt ! Ӏ wish tο aρprentiсe while
you amend your wеb site, hoω can i subsсгіbе
for а weblog wеbsite? Thе account helped me a appliсable deаl.
I had been tiny bit aсquainted of this your broadcast providеd shiny
tгаnsparent idea

Feel free tο surf to my weblοg :: V2 Cigs
My web page > v2 cigs review

fevereiro 25, 2013 3:54 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mу pаrtnеr аnd ӏ stumblеd oveг here coming from а dіfferent wеb adԁress аnԁ thought I
should check things out. I like what Ι seе
so noω i am followіng уou. Looκ fοrward to findіng
out аbout your ωeb page again.

My web blog - aguademar.Info

fevereiro 26, 2013 5:01 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

I smokeԁ cigaretteѕ for Тhirty fouг years and couldn't be happier with my personal Greensmoke. I pay my smoking the same day I received my starter kit. It is much cheaper than cigarettes are extremely! The tobacco marl tastes as being a cigarette! If you use discount code disc05-9037 you can save 5% or if you devote $100 or more utilize disc10-9037 and conserve 10%! You won't become soгry.
Enjoy.

Visit my ωеb-site ... green smoke nascar

março 31, 2013 3:35 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com