sábado, abril 15, 2006

Malhação de Judas: PT e Governo Lula



Cinco Teses:

1. O PT acabou como projeto de reforma social. Não se trata de algumas maçãs podres: toda a liderança partidária foi destruída. O PT não é maior do que a crise. O PT é a crise. Reduziu-se a deputados dançando pela impunidade ou agredindo colegas que se negaram a encobrir os atos ilegais dos correligionários. Continua vivo como força eleitoral, embora provavelmente sofra perdas nas eleições estaduais. Vai virar um novo PMDB, máquina clientelista saudosa do passado de ideais.

2. O governo Lula abandou qualquer objetivo de transformação da sociedade brasileira e fez a opção pela estabilidade, traduzida em acordos com as forças que podem garanti-la: mercado financeiro, agronegócio, partidos conservadores. O objetivo era manter o poder, e eventualmente descolar um Land Rover, um mensalão, uma festinha com prostitutas.

3. Apesar da decepção com a corrupção e a política econômica, os movimentos sociais mantiveram o apoio ao governo (ou pelo menos o silêncio diante da crise), seja pela falta de alternativas de mudança, seja pela cooptação via verbas e cargos oficiais. Mas a relação com Lula ficou mais difícil.

4. Dada a situação do PT, a estratégia eleitoral de Lula será afastar-se ainda mais do partido e da sociedade organizada, buscando a vitória em apelos diretos ao povo, numa retórica populista de se afirmar como um homem simples, vítima das elites e traído pela cúpula do PT. Discurso forte para eleitores com nível primário incompleto, 70% do total de votantes no Brasil.

5. Lula será reeleito, salvo se: 1) Aparecerem provas de que embolsou dinheiro da corrupção. 2) A economia entrar em séria crise até outubro. Ambas as hipóteses são pouco prováveis. Mas seu segundo mandato será pior. Terá menos apoio político, desprezo da classe média e dos formadores de opinião e um cenário econômico turbulento por conta da iminente ação militar dos EUA contra o Irã e das taxas de juros crescentes nos Estados Unidos.

5 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Tese seis: Lula será reeleito e, impaciente, a oposição deixará de se preocupar "custo político" de um processo de impeachment. As pressões sobre o governo serão maiores e, somadas às conjunturas já expostas na tese cinco, nos deixarão perigosamente próximas à uma reedição do patético fim de Watergate. Não é engraçado como história se repete?

abril 16, 2006 9:08 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Sim, meu caro, ela se repete. Mas à maneira observada por Marx: primeiro como tragédia, depois como farsa. Em vez de Bob Woodward e Carl Bernstein temos Jeany Mary Corner, o caseiro-bomba e sabe-se mais quem.

Abraços

abril 17, 2006 4:36 PM  
Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu Caro, o que nos resta agora além de panelas e/ou carros incendiados?

abril 17, 2006 10:00 PM  
Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Concordo com as seis teses. Chega a ser irritante perceber como é fácil a análise desse país, mas é difícil elaborar uma solução para ele. E também na linha de que "a história se repete como farsa", o motorista que denunciou o Collor ficou famoso, mas parece não ter ganhado nada - parece que até ficou desempregado por um tempo, e a sucursal da Istóe deu emprego a ele por pena. Enquanto isso, já até criaram no Orkut a comunidade "Eu quero ser irmão do Francenildo". Não estou dizendo que ele está mentindo, nem que foi correto a quebra do sigilo. Mas é óbvio que um pai sumido não decidiu, de repente, dar 20 mil para ele.

abril 17, 2006 10:20 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu caro Leandro,

não acho que exista uma solução a curto prazo, para as próximas eleições. Há muito trabalho a ser feito para reorganizar a lambança do PT, mas com o tempo surgirá coisa nova. O Theo merece viver num país melhor. Boto minhas fichas nos movimentos culturais dos jovens das periferias, tipo hip-hop.

Grande Bruno,

sua comparação é perfeita. O motorista foi um exemplo de ética, o caseiro, sei não... Como dizem os bombeiros de Brasília, naquela cidade não dá para por a mão no fogo por ninguém...

Abraços

abril 18, 2006 10:58 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com