segunda-feira, junho 05, 2006

Fotografando a Fronteira



Ontem me reuni com uma amiga e montamos o esboço de uma exposição fotográfica sobre a fronteira entre o México e os EUA. Minha amiga passou recentemente três meses nos Estados Unidos, com bolsa de cooperação acadêmica do governo americano. Fez cerca de 350 fotos da região de fronteira, das quais selecionamos 30 para nosso projeto.

Ele será apresentado como proposta à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), um encontro anual dos colegas de área que acontece em outubro. Em geral na cidade de Caxambu, Minas Gerais. A idéia é depois levar a mostra para alguma universidade aqui do Rio. Escreveremos um pequeno ensaio para acompanhar as imagens.

A fronteira México-EUA tem cerca de 1125 Km, dos quais 180 Km estão separados por muros. No estado do Arizona, são dois muros e um fosso. O governo Bush apresentou um novo plano para fronteira que prevê a extensão do modelo Arizona para toda a região, aumento nos efetivos da patrulha fronteiriça e uso de militares para apoiá-la.

As imagens registradas por minha amiga contam um pouco da conturbada relação norte-sul que se desenrola por ali. Americanos atravessam para Tijuana em busca de bebidas, remédios e prostituição. Tudo mais barato e mais fácil do lado mexicano. Playground para as taras e vícios dos gringos supostamente puritanos.

Também há algumas fotos de mexicanos tentando atravessar para o lado americano e sendo capturados pela polícia. Mas prefiro os flagrantes cotidianos, como a rua de Tijuana cujas casas dão vista para o sonho americano, apenas alguns metros - e muros - distante. Há uma bela foto de um grupo de mexicanos olhando do alto da colina uma nova seção do muro sendo contruída, para dentro do mar.

Outro ponto: a inter-dependência ambiental da fronteira. México e EUA compartilham um lençol freático. Do lado americano, está preservado por um parque natural, mas não há nada semelhante na zona mexicana. Resultado: poluição, erosão e deterioração generalizada. É preciso cooperação entre os dois países caso queiram meio ambiente preservado na fronteira.

6 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Você viu Brokeback Mountain? Tem uma cena muito interessante, onde um dos protagonistas deixa o puritano Texas para procurar um prostituto numa viela de uma cidade mexicana.

O choque de culturas não poderia estar mais explícito do que nessa cena.

junho 05, 2006 9:34 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Olá, Marcus.

Não vi o filme do Ang Lee, mas comentei o caso da fronteira com um amigo, filho de mexicano, e o pai dele contou que já era assim em seu tempo de juventude, há 40 anos.

Como canta Mano Chao, "Welcome to Tijuana, Tequila, Sexo, Marijuana."

Abraços

junho 06, 2006 10:56 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Imagina como os adolescentes daquela região dos EUA não devem causar problemas no México... :)

Mudando de assunto: parabéns, Mestre! Aproveite bastante o dia e muitas felicidades!

junho 07, 2006 9:17 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Obrigado, querida, mas vou ter um dia bastante cheio. Só vai dar para descansar e comemorar no fim de semana!

Os adolescentes americanos, sobretudo os universitários, tem a tradição de ir para o México no Spring Break. Segundo me consta, para beber e ir atrás de prostitutas. Ética puritana é só de um lado da fronteira.

Beijos

junho 07, 2006 9:58 AM  
Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Isso muito me interessa. Me mantenha informado sobre essa exposição. Se realmente for rolar, talvez eu possa convencer as pessoas por aqui a soltarmos um release oficial a título de "apoio institucional". Não dá pra prometer nada, mas podemos conversar. Todo poder aos conspiradores.

junho 08, 2006 10:46 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Conspirador emérito,

a proposta vai ser encaminhada à Anpocs e devemos ter a respota em dois meses. Seja ela qual for, também há a possibilidade de montarmos a mostra por aqui.

A Conspiração avança. Mais detalhes em breve.

Jupiter-Alpha-Vitoria. Copiado.
Abraços

junho 08, 2006 2:07 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com