segunda-feira, junho 26, 2006

Diário do Síndico: a guerra da água



O síndico é antes de tudo um forte (Euclides da Cunha, para seus vizinhos)

Dei um aumento de 25% ao faxineiro. Reforma social começa em casa. Se eu continuar nesse ritmo, até setembro coletivizo os meios de produção. Um cantador boliviano do Largo da Carioca ficou de me dar dicas sobre nacionalização.

Quinta-feira à noite eu estava calmamente deitado, relaxando com a leitura de um libelo contra o imperialismo americano. Minha paz foi interrompida por telefonema de vizinha me alertando para um vazamento. Desço até o pátio e vejo as cataratas do Iguaçu em versão reloaded, transplantadas (transaquadas?) para Santa Teresa.

Seguem-se minutos de caos nos quais a população local se posiciona no pátio
e ocorrem os seguintes fatos:
1) A constatação de que algo estourou na Caixa d´Água e é preciso fechar o registro.
2) A descoberta de que a válvula fica num lugar escuro e que ninguém no prédio tem lanterna
3) Uma revisão do ponto anterior ao se descobrir de que sim, há uma lanterna
4) A dissolução da válvula por excesso de podridão
5) O fechamento da válvula (ou, tecnicamente, do que sobrou dela) com uma chave especial

Tomei as medidas necessárias diante de tal crise, ligando imediatamente para os encarregados da obra, que me disseram só poder resolver o problema na segunda-feira. Coloquei em funcionamento o Método Aeromoça: sorria e emita uma declaração tranqüilizadora. Me dirigi à população com um Manifesto ao Mundo, cujas palavras imortais serão farol de esperança para lutas futuras:

Caros vizinhos,

na quinta-feira à noite tivemos um problema na caixa d´água e foi necessário fechar o registro. Já estamos providenciando o conserto que deve estar resolvido no mais tardar na segunda-feira.

Peço a todos que economizem água durante o fim de semana.

Cordialmente,
Maurício

Nos dias seguintes, descobri que a reforma da caixa d´água vai ser um pouco mais complicada do que pensava. Os dois mestres de obra que examinaram o local me declararam que nunca viram uma tão ruim (este foi o único trecho publicável de suas análises.) A bóia foi trocada de manhã. Horas mais tarde, estourou uma segunda bóia. Mas agora o Condomínio tem água novamente. Por enquanto, é claro, mas o que diabos é para sempre nesta vida?

Para a semana devo receber o orçamento que encomendei sobre uma mega-reforma no corredor, que inclui facilitar o acesso à caixa d´água. Ia pedir umas rampas para o Niemeyer, mas ele deve estar se achando depois de ser capa da revista do Globo sobre “brasileiros geniais”.

6 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mmmm... não se esqueça da Caixa Econômica, aquela que quebra seu sigilo se você for oposição.

Abraços

junho 28, 2006 10:24 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício, ainda adotando o método Piaget? Pela sua foto as durezas da vida de síndico indicam que não.
Abs
Paulo

junho 28, 2006 2:21 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu caro Paulo,

começo a compreender as razões do general Pinochet. Ainda não adotei a marcha passo de ganso, nem torturei e matei milhares de opositores, mas a idéia do uso da força para gerar consenso tem lá seu valor.

Abraços

junho 28, 2006 3:41 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Uma amiga minha, colocou no blog dela links para o seu blog, links que eu segui. Aproveitando o tema, gostaria de deixar aqui o meu testemunho em forma de pergunta, não para ser respondida, mas para ser acrescentada ao rol de características mais ou menos inéditas da natureza humana. Só para nnos situarmos, eu exerço o cargo de vice-administrador do condomínio onde moro. A "pergunta" é: o que fazer com pessoas como um dos meus vizinho, a quem eu e a G. chamamos "o quarta via"?
É uma pessoa muito particular que em votações (felizmente não em todas) não quer votar a favor, não quer votar contra e muito menos abster-se.
Um abraço deste lado do atlântico.

junho 29, 2006 8:47 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro Espírito,

na semana que vem teremos uma reunião de condomínio difícil para discutir o orçamento da reforma do corredor interno, e tenho o palpite de que o Quarta Via irá cruzar o Atlântico e se estabelecer entre nós.

A confirmar.

Abraços

junho 29, 2006 10:02 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício, espere a subversão (fofoca) começar e você verá seus instintos autoritários aflorando. Se eu fosse você ia articulando uma operação Condor.
Abs

junho 29, 2006 2:18 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com