Alegorias da Derrota
A derrota da seleção brasileira também reflete alguns dos problemas da vida política do Brasil:
1) A organização coletiva não funciona e as esperanças são depositadas em líderes carismáticos, que com seu talento individual teriam condições de mudar o jogo. Às vezes dá certo. Em outros momentos, o suposto Messias tem problemas: está acima do peso, bebe demais, é corrupto, por aí vai.
2) As autoridades agem de maneira arrogante, não aceitam críticas e se eximem da responsabilidade por seus atos.
3) A imprensa, em vez de exercer seu papel de fiscalizar e noticiar imparcialmente, age como torcida organizada, tentando levantar a bola do Messias. Quando, por descuido, critica a Autoridade, logo se apressa em pedir desculpas.
4) A torcida está mais para platéia passiva do que para o 12º participante. Que diferença dos torcedores franceses, gritando, cantando a Marselhesa, protestando.... Nos estádios e fora dele, bem sabe o presidente Chirac.
5) O sucesso em campo é baseado numa retórica abstrata, que pode entusiasmar num primeiro momento mas mostra-se vazia de conteúdo nas primeiras dificuldades. Quadrado Mágico, Fome Zero, Pacto Social.
6) O horizonte da liderança é a mediocridade. Falta ousadia e criatividade. O "futebol de resultados" de Parreira é o equivalente à política econômica ortodoxa de Lula. Uma e outras são recessivas e deprimentes.
4 Comentarios:
Quando crescer quero ser como você!
:)
recebeu o email?
Viva o futebol...
minha homenagem à derrota foi outra:
www.fotolog.com/shecannotfind
rs
beijos!
Meus caros,
infelizmente explica as piores coisas também. Agora é esperar 2010 na África do Sul...
Mari, querida, seja você mesma e o ganho para o mundo será muito maior. Já respondi ao seu email.
Abraços
Também tenho raízes alemãs, Mestre, e um passaporte do país pra comprovar. Além do que, infelizmente os italianos, no que diz respeito a futebol, são um bando de ladrões corruptos que não merecem minha torcida. Vai a lógica capitalista mesmo, pra ganhar o bolão do trabalho. ;)
Salve, Igor.
Sem dúvida. Le Pen deve estar engolindo a suástica. Tomara que só os africanos façam gol pela França.
Fraulein Nicole,
bem sei das suas raízes tedescas, mas o sangue siciliano é più forte. Tudo bem, a Itália está roubando tanto que mais vale torcer para a Alemanha.
Abraços
Postar um comentário
<< Home