quinta-feira, março 16, 2006

Geraldo Alckmin


Era uma vez um grupo de políticos e acadêmicos que lutara contra a ditadura militar e fazia oposição ao governo Sarney. Queriam resgatar o espírito de luta do velho MDB e achavam que o parlamentarismo era uma boa idéia. Fundaram o PSDB. Alguns anos depois, flertaram com Collor. Casaram com os coronéis do PFL. Viraram presidencialistas (com reeleição). Financistas.

Meu amigo Alexandre, conspirador emérito, diz que Alckmin tem “cara e nome de patrão”. Concordo. Parece um personagem do núcleo rico da novela das 20h (ambientada em São Paulo, claro, jamais teria o savoir-vivre dos grã-finos do Leblon do Manoel Carlos). Ou um presidente da República Velha, tempos de café com leite. Para piorar, é próximo da Opus Dei. O que faria se chegasse ao Planalto? Promoveria queima pública de exemplares do “Código Da Vinci”, enquanto se flagela e discursa em defesa da iniciativa privada?

Acho José Serra um dos políticos mais qualificados do país, mas entendo que o PSDB tenha preferido Alckmin. Afinal, o governador de São Paulo ainda é relativamente desconhecido do eleitorado de outros estados e não tem a alta rejeição de Serra (que ainda assim, pode descolar o Palácio dos Bandeirantes). E não deixei de ficar admirado pela disposição para briga e habilidade política que Alckmin demonstrou ao lutar pela indicação do partido à presidência, como a conquista de apoios entre parlamentares e governadores tucanos.

Claro que Serra também perdeu por suas qualidades, como um pensamento econômico mais autônomo com relação à ortodoxia dos mercados financeiros.

O embate entre Lula e Alckmin tem tudo para ser uma das campanhas mais chatas de todos os tempos. Vão discutir o quê? A política econômica do PT é igual a do PSDB. Corrupção? Descobrir que partido roubou mais? Ambos estão igualmente afundados na lama. Podem trocar insultos pessoais, discutir as metáforas futebolísticas do presidente versus o ar de chuchu do governador.

Espero que a programação da TV a cabo apresente bons filmes durante a disputa eleitoral. Mas este é o primeiro post de uma série - Observatório Alckmin. Vai ser bom pegar novamente no pé de alguém, depois da Gloria Perez.

1 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, Igor.

Finalmente conseguimos almoçar! Nossa honra está salva.

Vem aí novela nova de Manoel Carlos, no segundo semestre. Desta vez, além do Leblon, teremos a Gávea. É nosso Balzac.

A princípio meu voto vai pro Cristovam Buarque, mas vamos ver quem se apresenta...

Abraços

março 19, 2006 9:09 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com