domingo, outubro 30, 2005

Nosso Homem em Havana


O próximo round da crise política Posted by Picasa

Tudo parecia resolvido na crise política, com a punição de meia dúzia de bodes expiatórios e do boi bandido Zé Dirceu. Mas a denúncia de que o governo cubano doou US$3 milhões para a campanha de Lula muda o jogo.

A oposição havia apostado na tática de poupar o presidente de ataques diretos, preferindo desgastá-lo pelas denúncias contra o PT. Deu errado. A popularidade de Lula caiu, mas continua alta. Os programas sociais como o Bolsa Famíla renderam uma forte base eleitoral ao presidente, que prossegue como o favorito para as eleições de 2006.

Mas os dólares cubanos são uma oportunidade e tanto para a oposição. A mesma denúncia reúne caixa 2 e influência estrangeira de uma ditadura comunista! Pode render impeachment e até o cancelamento do registro do PT. É o tipo de erro crasso bem verossímil de ter sido cometido pelo Diretório Nacional do partido.

Na Guerra Fria, os dólares de Fidel dariam um excelente roteiro para filme de espionagem. Nos dias de hoje, soa até meio ridículo. Se o mensalão ainda viesse da China, potência em ascensão, vá lá... Mas de Cuba? O PT sempre foi meio demodé. Havana deveria usar esse dinheiro para comprar desodorante e papel higiênico para sua população, fora o inusitado de financiar eleições em outros países e não realizá-las na ilha.

4 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

A história está estranha demais. Tá certo que Cuba tem dinheiro para doar US$ 3 milhões, para um governo isso é troco. E o governo cubano não tem muitos escrúpulos para fazer isso.

Mas duvido que isso tenha acontecido porque o PT não teria sido tão estúpido. O PCB teve seu registro cassado na década de 50 justamente por aceitar coordenação de um outro país, e não consigo conceber que eles também tenham cometido esse erro.

A matéria da Veja é baseada no relatório de duas pessoas, que afirmam ter ouvido de um ex-assessor de Palloci essa história dos dólares. O detalhe é que esse assessor não trabalha mais com Palloci porque já deixou de respirar.

Sei não. Já que essa matéria da Veja está parecendo um filme de 007, começo a achar que ela é uma armação da CIA.

outubro 30, 2005 10:24 PM  
Blogger Jacqueline Sobral said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Hoje em dia, principalmente nos Estados Unidos, há uma parcela da sociedade que defende a extinção da violência em filmes e desenhos animados, porque tais cenas violentas estariam estimulando a agressividade nas crianças. Pois bem. Defendo aqui o fim das cenas mirabolantes dos filmes de aventura, policiais e de suspense na tentativa de salvar o PT e o país. Os petistas estão vendo televisão demais!!!!! Já teve dinheiro em cueca e, agora, dólares em garrafas de uísque!!!! Tirem, por favor, a TV da casa desses políticos!!!!

outubro 31, 2005 9:38 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

o que dá credibilidade à denúncia é justamente o fato de ser completamente idiota receber dólares de Cuba. Só o Diretório Nacional do PT conseguiria pensar numa coisa dessas.

Os sites humorísticos estão com ótimas charges sobre o caso, depois posto algumas delas.

O Olavão, quem diria, não era tão maluco quanto eu pensava. Vou reavaliar minhas opiniões sobre o Foro de São Paulo.

Abraços

outubro 31, 2005 11:41 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Olavo de Carvalho certo e Cuba exportando dinheiro; acho que estou em algum tipo de Mondo Bizarro

novembro 01, 2005 12:41 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com