segunda-feira, outubro 24, 2005

Medo, Desconfiança e Indiferença



A vitória do não no referendo do desarmamento foi avassaladora e atravessou todas as camadas sociais e regiões do país. Três sentimentos me parecem decisivos para esse resultado:

1 - Medo: o Brasil é inseguro e as pessoas acham que é melhor ter uma arma para se proteger, ou ao menos fazer com que os bandidos pensem nessa possibilidade antes de invadir uma casa.

2 - Desconfiança: o Estado não é capaz de garantir a segurança. Nessa perspectiva também não é possível confiar nos vizinhos ou na comunidade. O indívudo pode contar apenas consigo mesmo. Essa posição representa ainda o ceticismo quanto às razões do referendo ("O que eles [políticos] querem com a gente? O que estão aprontando?") e com certeza a frustração com o governo Lula influiu na vitória do não.

3 - Indiferença: Os dados sobre homicídios por armas de fogo foram bastante divulgados durante a campanha e uma boa parte da população sabe que a maioria ocorre por motivos fúteis em brigas entre amigos, conhecidos e parentes, acidentes com crianças etc. Mas essa não foi a questão do referendo. Sejamos francos: as pessoas não se importam com o que acontece com as outras, só com o que se passa em seu círculo íntimo. Daí vem um argumento que foi forte durante a campanha: "se os outros não sabem usar suas armas, problema deles, eu cuido da minha".

Poderia ser diferente? O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e nenhum sistema social como este se sustenta sem a indiferença como um de seus pilares.

Uma amiga cientista política, educada em grande parte na França, resumiu bem o que sinto nesta manhã de segunda: "de repente, eu tenho a impressão de que existe um fosso entre os valores com os quais me identifico e os da maioria dos brasileiros." Os valores e a cultura mudam com o tempo e talvez um dia o Brasil seja diferente. Não hoje, infelizmente.

5 Comentarios:

Blogger Unknown said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

outubro 24, 2005 11:39 AM  
Blogger Unknown said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Meu sentimento é de total impotência. Quando finalmente temos a chance de mudar algo, preferimos nos convencer de que não vale a pena mudar, porque "esse algo" por si só não seria suficiente para mudar o resto. Impera a cultura do medo. Parece que a Regina Duarte "venceu" finalmente. Salve a democracia (ou seria a ditadura da maioria?)!

outubro 24, 2005 11:42 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ok...eles venceram...mas vamos nos preparar para os próximos, pois agora, esta mesma turma que saiu fortalecida vai fazer questão de que venham mais referendos, então é melhor irmos nos preparando com informações fidedignas e sábias sobre: aborto, pena de morte, casamento entre homossexuais, alteração da menoridade penal, etc.

Também estou com esta sensação de ET por ver que meus valores e princípios serem tão diferentes da maioria.

Um abraço e...MUITA PAZ...ao menos a Paz de consciência nós temos hoje.

outubro 24, 2005 3:33 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Fico triste também, ainda mais porque, por estar longe, tenho aquele ponto de vista sociológico do observador externo. Aliás, o resultado do referendo foi notícia dos principais telejornais da Inglaterra e da Alemanha (que assisti por causa do meu curso, hehe).

outubro 25, 2005 2:05 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

acho que a vitória do não foi um pouco pior do que a simples manutenção do status quo. Na linha do que a Regina apontou, acredito que o gênio saiu da garrafa e que a direita mais tacanha (Bolsonaro, Fleury etc) aprendeu que pode ganhar referendos e plebiscitos sobre temas controversos. Acho que teremos mais deles pela frente. Escreverei sobre o tema.

Abraços

outubro 25, 2005 4:52 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com