domingo, agosto 14, 2005

O Monopolio da Violencia?

Quebrando um pouco o acompanhamento da crise politica no Brasil, hoje saiu um artigo no NYT com uma analise interessantissima sobre o processo de privatizacao do Exercito norte-americano pelo mundo e, especialmente, no Iraque. Sem conseguir recrutar rapido e treinar seus soldados, as Forcas Armadas e o Departamento de Defesa estao terceirizando os servicos. Verdadeiros exercitos mercenarios estao sendo criados para poder fazer frente a crescente ofensiva guerrilheira da insurgencia iraquiana.

Este processo nao eh novo na Historia ou mesmo na guerra do Iraque. Durante a CPI que apurou o caso de Abu Ghraib, um dos temas centrais foi a crescente privatizacao de forcas especiais e a falta de controle ("accountability" no termo em ingles) que elas representavam.

O artigo do NYT aborda a crescente "economia de guerra" e os numerosos incentivos para a criacao de mercenarios. E, para quem tem interesse no assunto a partir de uma perspectiva historica, nao posso deixar de recomendar um livro essencial: "Mercenaries, Pirates, and Sovereigns" de Janice Thomson.

1 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Bruno, se você alguém aqui quiser se tornar um mercenário é mais fácil do que parece, basta comprar um exemplar da Soldiers of Fortune. Várias bancas na avenida Rio Branco vendem. Falando sério, saiu um artigo interessante do professor Márcio Scalércio na revista Insight Inteligência sobre isso.

agosto 15, 2005 10:46 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com