domingo, agosto 14, 2005

Corações Ingratos



Toda sexta-feira parlamentares do PT prestam contas de seus mandatos no Buraco do Lume, uma espécie de pequena arena no centro do Rio de Janeiro. Anteontem meu irmão estava na platéia e me contou que a população hostilizou abertamente os deputados, xingando-os e fazendo piadas com o mensalão. Ao ponto que alguns parlamentares perderam o controle e começaram a bater boca com os espectadores. Se tivessem demonstrado o mesmo ímpeto para enfrentar a cúpula do partido, a situação hoje em dia seria outra.

No mesmo dia, tive dificuldades para encontrar a "Época" com a entrevista com o presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto. Quando finalmente encontrei um exemplar, o jornaleiro me dizia animado que ia colocar mais revistas à mostra, porque estavam vendendo bem. As denúncias não chegam a ser novidade, o cerne é que a aliança com o PT foi costurada à base de dinheiro de Caixa 2, operado por Delúbio e Marcos Valério. A questão é que Valdemar acusa diretamente Lula e José de Alencar de participarem da montagem da operação. Corações ingratos, cantaria Roberto Jefferson em uma de suas óperas.

Também perdi o pronunciamento de Lula, porque estava numa reunião de trabalho, mas li a transcrição na Internet. Decepcionante sob todos os aspectos. Assume postura defensiva, focando na economia, insiste na Tese Jatobá ("Não sabia, fui traído") e sequer pede desculpas diretamente, afirmando que "o governo deve desculpas". E quem chefia esse troço? O mais impressionante é a declaração de que puniria os culpados, se pudesse. Como assim?

Uma amiga querida, colega de doutorado, costuma dizer que muitas pessoas insistem em tratar Lula como uma espécie de Sassá Mutema, um ingênuo que foi manipulado pelos malandros de plantão. Repito o que o cientista político César Benjamim escreveu em seu excelente artigo sobre como o "ovo da serpente" da corrupção no PT vem desde os anos 90:

"Lula sempre compartilhou da intimidade do grupo e foi o principal beneficiário de suas ações. Garante, porém, que nada sabia. Respeito quem acredita nisso, assim como respeito quem acredita em duendes. Seja como for, pelo número de conexões já descobertas e de instituições envolvidas, estatais e privadas, parece claro que estava em curso, em seu governo, a montagem de uma rede de corrupção poucas vezes igualada."

1 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pra não chover no molhado, destaco que, com a evolução da crise, parece que as coisas estão se delineando mais claramente.

Percebo em muitos blogues que visito opiniões muito semelhantes sobre o escândalo e a participação de Lula nele. Talvez porque esteja na cara, né?

Renúncia, impeachment ou derrota na eleição, não se sabe o que virá. Mas a queda dele já está encomendada.

agosto 14, 2005 1:18 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com