Rumo ao Impeachment?
Lula completará o mandato?
A Veja desta semana traz o presidente Lula na capa com a chamada “Ele sabia?”. O mais relevante é a pesquisa de opinião que indica que a maioria dos eleitores (55%) acredita que Lula sabia da corrupção, embora o mesmo percentual ache que ele é inocente. Difícil conciliar as duas crenças – se ele sabia e não agiu, cometeu crime de responsabilidade.
A crise finalmente respingou no presidente. Não é para menos, uma vez que toda a cúpula do PT teve que ser afastada em função das denúncias de corrupção. Interessa à oposição abrir o processo de impeachment? No início da crise, eu pensava que a estratégia seria enfraquecer ao máximo o presidente, para dificultar sua reeleição, mas sem recorrer ao impeachment..
Contudo, o governo desmoronou em um mês de denúncias e investigações pelas CPIs. O quadro no Planalto é de desespero: afastar o PT do governo (via reforma ministerial) e tentar o apoio dos setores mais conservadores para se sustentar até o fim do mandato. Os jornais noticiam até negociações com o PSDB, em que a reeleição seria cancelada em troca do Congresso não investigar o presidente. Ora, nesse cenário a oposição pode muito bem abrir o processo de impeachment e manobrar para que ele siga lentamente, de modo a coincidir com o calendário eleitoral. Não é preciso sequer concluí-lo, basta fazer com que ele se arraste.
O presidente perde o apoio rapidamente também no mundo das organizações da sociedade civil. . Uma coalizão de ONGs e movimentos sociais, incluindo o Ibase, se reuniu em Brasília e decidiu organizar uma manifestação contra a corrupção. Era exatamente o que eu pedia no meu artigo para o Globo, há duas semanas. O que foi controverso então se tornou o lugar comum de agora.
6 Comentarios:
Olhe essa bagunça toda pelo lado bom, Maurício. Ninguém mais deve estar torrando sua paciência pelo artigo publicado no Globo.
Tomara que parem com a caça às bruxas no Ibase!
Não é o que mostra uma pesquisa revelada ontem, na qual a avaliação de Lula mostrou até uma certa melhora. A Veja é um panfleto fascista, pessoas de bom senso não lêem essa porcaria. Além do que existem revistas muito melhores (www.cartacapital.com.br)
Car@s,
De fato, a minha situação interna melhorou em função do óbvio: o rei está nu. Mas na política ter razão é apenas metade da equação. A gente precisa também ter razão na hora certa, o que é bem mais difícil.
Anônimo, ao contrário do PT este blog acredita na liberdade de opiniões e não persegue os que discordam da nossa Conspiração. Você pode se identificar sem medo de represálias. Humm... seria você um dos meus amigos do Planalto?
Comento a pesquisa CNT/Sensus no post acima. Também prefiro a Carta Capital à Veja, mas acho que a revista de Mino Carta cobre a crise da ótica governista.
Eu assino Veja e acho que a revista toma partido da situação quando deveria só informar. Mas assino. Realmente a Anônimo aí está correto a popularidade de Lula melhorou e eu estou entre as pessoas que acham que Lula não sabia de nada mas isto não o torna inocente, ele não foi corrupto mas foi inepto.
"A aprovação ao desempenho pessoal de Lula subiu de 57,4% em maio para 59,9% em julho e a desaprovação caiu de 32,7% para 30,2%. A avaliação positiva do governo subiu de 39,8% em maio para 40,3% em julho. A avaliação regular caiu de 38,6% para 37,1% e a negativa subiu de 18,8% para 20%."
Não vai ter impeachment, o máximo que pode acontecer é não ter reeleição.
Pode até ser mesmo que a CartaCapital cubra a crise com a ótica governista, mas ainda é a única revista que critica o governo Lula de forma sensata (que eu saiba a Veja ama a política econômica do dr. Palocci). A Veja, aliás, não é tucana, é fascistóide mesmo, embora eu já não saiba qual é a diferença. E eu não quis discordar da sua Conspiração, só alertei para o fato que que este blog é infinitamente melhor que a fonte citada (revista Veja).
Postar um comentário
<< Home