terça-feira, julho 12, 2005

Rumo ao Impeachment?


Lula completará o mandato? Posted by Picasa

A Veja desta semana traz o presidente Lula na capa com a chamada “Ele sabia?”. O mais relevante é a pesquisa de opinião que indica que a maioria dos eleitores (55%) acredita que Lula sabia da corrupção, embora o mesmo percentual ache que ele é inocente. Difícil conciliar as duas crenças – se ele sabia e não agiu, cometeu crime de responsabilidade.

A crise finalmente respingou no presidente. Não é para menos, uma vez que toda a cúpula do PT teve que ser afastada em função das denúncias de corrupção. Interessa à oposição abrir o processo de impeachment? No início da crise, eu pensava que a estratégia seria enfraquecer ao máximo o presidente, para dificultar sua reeleição, mas sem recorrer ao impeachment..

Contudo, o governo desmoronou em um mês de denúncias e investigações pelas CPIs. O quadro no Planalto é de desespero: afastar o PT do governo (via reforma ministerial) e tentar o apoio dos setores mais conservadores para se sustentar até o fim do mandato. Os jornais noticiam até negociações com o PSDB, em que a reeleição seria cancelada em troca do Congresso não investigar o presidente. Ora, nesse cenário a oposição pode muito bem abrir o processo de impeachment e manobrar para que ele siga lentamente, de modo a coincidir com o calendário eleitoral. Não é preciso sequer concluí-lo, basta fazer com que ele se arraste.

O presidente perde o apoio rapidamente também no mundo das organizações da sociedade civil. . Uma coalizão de ONGs e movimentos sociais, incluindo o Ibase, se reuniu em Brasília e decidiu organizar uma manifestação contra a corrupção. Era exatamente o que eu pedia no meu artigo para o Globo, há duas semanas. O que foi controverso então se tornou o lugar comum de agora.

6 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Olhe essa bagunça toda pelo lado bom, Maurício. Ninguém mais deve estar torrando sua paciência pelo artigo publicado no Globo.

julho 12, 2005 4:11 PM  
Blogger Carol Morand said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Tomara que parem com a caça às bruxas no Ibase!

julho 13, 2005 7:39 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Não é o que mostra uma pesquisa revelada ontem, na qual a avaliação de Lula mostrou até uma certa melhora. A Veja é um panfleto fascista, pessoas de bom senso não lêem essa porcaria. Além do que existem revistas muito melhores (www.cartacapital.com.br)

julho 13, 2005 8:18 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

De fato, a minha situação interna melhorou em função do óbvio: o rei está nu. Mas na política ter razão é apenas metade da equação. A gente precisa também ter razão na hora certa, o que é bem mais difícil.

Anônimo, ao contrário do PT este blog acredita na liberdade de opiniões e não persegue os que discordam da nossa Conspiração. Você pode se identificar sem medo de represálias. Humm... seria você um dos meus amigos do Planalto?

Comento a pesquisa CNT/Sensus no post acima. Também prefiro a Carta Capital à Veja, mas acho que a revista de Mino Carta cobre a crise da ótica governista.

julho 13, 2005 11:02 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Eu assino Veja e acho que a revista toma partido da situação quando deveria só informar. Mas assino. Realmente a Anônimo aí está correto a popularidade de Lula melhorou e eu estou entre as pessoas que acham que Lula não sabia de nada mas isto não o torna inocente, ele não foi corrupto mas foi inepto.
"A aprovação ao desempenho pessoal de Lula subiu de 57,4% em maio para 59,9% em julho e a desaprovação caiu de 32,7% para 30,2%. A avaliação positiva do governo subiu de 39,8% em maio para 40,3% em julho. A avaliação regular caiu de 38,6% para 37,1% e a negativa subiu de 18,8% para 20%."
Não vai ter impeachment, o máximo que pode acontecer é não ter reeleição.

julho 13, 2005 11:26 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pode até ser mesmo que a CartaCapital cubra a crise com a ótica governista, mas ainda é a única revista que critica o governo Lula de forma sensata (que eu saiba a Veja ama a política econômica do dr. Palocci). A Veja, aliás, não é tucana, é fascistóide mesmo, embora eu já não saiba qual é a diferença. E eu não quis discordar da sua Conspiração, só alertei para o fato que que este blog é infinitamente melhor que a fonte citada (revista Veja).

julho 13, 2005 3:46 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com