terça-feira, julho 05, 2005

Que Comam Brioches!

No domingo, em meio à nova leva de denúncias contra a cúpula do PT, os cardeais do governo se reuniram... para uma festa junina na Granja do Torto, com direito até a fogos de artifício. Por coincidência, no mesmo dia eu lia uma biografia de Madame de Pompadour, a amante de Luís XV, e aprendia que ela também mantinha o hábito de distrair o rei com a encenação de espetáculos, sempre que estourava uma crise. Maria Antonieta fazia o mesmo com Luís XVI. Como um monarca terminou na guilhotina e o outro reconhecendo que depois dele viria o dilúvio, os auspícios são ruins para o nosso Luís I.

Fico imaginando como terá sido a quadrilha do governo (oops!). "Olha a CPI!", "Olha o Roberto Jefferson!". E quem foi a noiva, o PMDB?

Os documentos publicados por Veja mostram que Marcos Valério foi avalista de um empréstimo para o PT (e até pagou uma parcela) ao mesmo tempo em que sua agência de publicidade assinava contratos de R$400 milhões com o governo. O Bruno analisa o impacto do caso em seu blog.

O resultado imediato dessas relações perigosas foi que começou o expurgo na cúpula do PT. Delúbio já caiu e vários deputados petistas apareceram na TV para cobrar investigações rigorosas no partido. Perceberam que se não se mostrarem ao público como opositores do mar de lama, perderão votos.

Curioso é que José Genoíno era o favorito a se reeleger como presidente do PT. Agora a situação é outra, duvido que ele consiga se manter no cargo por muito tempo. Resta saber se as 8 chapas de oposição conseguirão articular um candidato com chances de vencer e implantar um programa de reforma no partido.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com