sexta-feira, junho 17, 2005

Ninguém Escreve ao Comissário


Adeus, camarada. Te vejo no Gulag. Posted by Hello

Caro companheiro José Dirceu,

Imagino que a barra deve estar pesada aí em Brasília. Depois do discurso "indicado para o Oscar" do Roberto Jefferson, não dava mesmo para você continuar no ministério. Quero ver o que vai acontecer com o Delúbio e o Genoíno. Devem estar fugindo de você, como de um cão sarnento. O poder é efêmero, não é? Mas eu te escrevo.

A primeira vez que ouvi falar de você foi nas disputas internas do partido. A coisa foi um tanto pessoal, porque você estava contra o grupo do meu irmão. Não te culpo: tem horas em que é mesmo meio difícil agüentar o pessoal da DS, sempre reclamando. Meu mano dizia cobras e lagartos de você e também caprichei nos adjetivos depois que você interveio no PT fluminense e impôs a aliança com o Garotinho.

Pois é, comissário: a questão é que essa laia é muito mais esperta do que a gente e ainda tem a vantagem de não precisar sequer aparentar escrúpulos. Pensei que você tivesse aprendido a lição do Rio, mas vi que não quando começaram os acordos com Roberto Jefferson & Cia. Tudo em nome da governabilidade, claro. Mas o estranho é que o programa implantado é o de outro partido. É como se Fausto vendesse a alma a Mefisto e ainda levasse um fora da Margareth e da Helena de Tróia, ficando a ver navios pelos rios da Alemanha.

Só podia dar nesse teatro das sombras bizarro, com tesoureiros, espiões, cortejos de carros blindados, malas de dinheiro (imagino que em notas miúdas, como nos filmes de máfia) e a atuações de charlatões nas CPIs e comissões de ética. E o pior, comissário, é ver o aspecto abatido do Genoíno, aquela cara de quem sabe que as denúncias são apenas a ponta do iceberg.

Me surpreendi em ver você em Madri, no meio da crise, dizendo que o PT quer ficar 12 anos no poder. Isso é idade de uísque, camarada. O Sérgio Motta tinha prometido aos tucanos um Reich um pouco mais ambicioso, de 20 anos. Depois você chama o senador Suplicy de "estranho" quando ele assina a CPI. Comecei a me sentir em "A Vingança dos Sith", com você repetindo os diálogos de Darth Vader. E Lula de Jar Jar Binks.

Os jornais estão dizendo que Márcio Thomas Bastos, o melhor ministro do governo (que belo trabalho na Polícia Federal!) vai para o seu lugar. Que vem por aí uma reforma ministerial, que até o Abílio Diniz foi convidado. Logo ele, cujos seqüestradores foram fantasiados com a camisa do PT em 1989, pela polícia de SP, lembra? Mas entendo o presidente. Nesse quadro, eu também tentaria recompor o gabinete com nomes "técnicos" e "neutros", afastando o fantasma de quadros partidários corruptos e autoritários.

Comissário, sugiro uma temporada no gulag. A prisão sempre é boa para políticos e intelectuais, ajuda a refrescar as idéias. Ontem você se despediu com um inacreditável "a luta continua". Camarada, isso a gente diz quando tem vergonha de constatar o óbvio: que perdemos novamente!

2 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Que Angústia ver o PT se auto-destruir assim. A maneira que o PT reage às críticas é típico de regimes autoritários e isso só aumenta os índices de avaliações negativas sobre a atual administração. Concordo com o Gabeira quando ele disse que o PT tinha um projeto de poder e não de governo. Triste né Maurício? Muitos amigos meus que votaram no Lula dizem hoje que se sentem enganados. Futuro Sombrio? espero que não.

Helvécio

junho 19, 2005 10:53 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

É, Helvécio, a culpa da crise é do próprio governo e de seus aliados. A oposição pouco faz além de acompanhar e acho que está até sendo discreta. Em situações semelhantes o PT bradava "Fora FHC".

Me parece que a resposta do partido está mais no sentido de proteger os acusados - até porque eles são a cúpula do PT! Muito triste, realmente.

Abraços,

junho 21, 2005 5:42 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com