quarta-feira, junho 08, 2005

Boca no Trombone


Recordar é viver... Posted by Hello

Nesta tarde fui entrevistado por Lilian Witte Fibe (que agora comanda o UOL News) sobre os escândalos de corrupção no governo. Meu ponto principal foi a necessidade da mobilização dos cidadãos para garantir a democracia e a defesa das instituições, independente de que partido esteja no poder. Também falei sobre os projetos que o IBASE tem na área, em particular uma pesquisa comparada sobre orçamento na América Latina e o monitoramento da participação social na presidência de Lula.

Lilian comentou que está recebendo muitos e-mails indignados dos internautas se dizendo frustrados e desiludidos com Lula, senão com a política em si mesma. Ela me perguntou se eu mantinha o otimismo e lhe respondi lembrando o exemplo de Betinho, que nos deixou a lição de que sempre vale a pena acreditar na sociedade. Ela sugeriu que o IBASE tocasse adiante uma grande campanha contra a corrupção, nos moldes da Ação da Cidadania contra a Fome. Anotado.

É legal conversar com uma jornalista a quem admiro mas para mim o mais divertido da entrevista foi malhar o Roberto Jefferson, que classifiquei como “uma das figuras mais pitorescas do nosso folclore político”. “Para dizer o mínimo”, riu Lilian. Também desci a lenha no Severino. A gente ganha mal mas se diverte.

Na semana que vem entrego ao Jornal do Brasil meu primeiro artigo para a nova coluna do IBASE. Conversei com o assessor de imprensa do instituto e a idéia é que eu escreva sobre a crise política. Penso na possibilidade de comparar a situação brasileira ao impasse da Bolívia e do Equador. Os três casos têm em comum a esperança de transformação degenerando em corrupção e frustração. Mas nos países andinos houve uma reação popular muito forte, inexistente em nosso país, e que culminou na renúncia e deposição dos presidentes – aqui, o governo foi muito mais hábil em cooptar e dividir os movimentos sociais.

Ao que parece o PT vai eleger o tesoureiro Delúbio Soares como o bode expiatório da crise. O PTB já fez isso com Jefferson. Vejamos o rumo que tomará a CPI. Dadas as trapalhadas do governo, com vários ministros assumindo que sabiam do mensalão (isso não é crime de responsabilidade?) teremos emoções fortes pela frente.

3 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício, antes de mais nada, parabéns pela entrevista. Tô voltando de férias e ainda estou desnorteado com tanta informação acumulada, precisando ser lida e compreendida. A mim, parece que é urgente a garantia das condições democráticas e e dos instrumentos para isso. Abraço.

junho 09, 2005 3:57 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caros,

Obrigado pelos cumprimentos. A corrupção do PT abriu a caixa de pandora da insatisfação popular com a política econômica e a carga tributária. A Avenida Rio Branco está com protestos quase diários.

A situação piora. O Delúbio tem esquema de segurança digno de chefe de Estado, com batedores e carros blindados. Roberto Jefferson fala em 50 gravações.

Aguardemos os fatos...

junho 09, 2005 4:34 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Nica querida,

uma boa jornalista sabe como fazer com que os entrevistados pareçam bem mais inteligentes do que são. Obrigado pelo carinho. Fico na espera da sua volta mais do que aguardada à Cidade Maravilhosa. Vamos ter muito o que conversar.

Beijos

junho 10, 2005 5:59 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com