terça-feira, maio 31, 2005

Em Maior Liberdade

O que vi de mais interessante no seminário em São Paulo foi a atuação de organizações da sociedade civil na área de direitos humanos, entendendo essa expressão em seu sentido mais amplo e atualizado, que abarca também novos elementos como o “direito ao desenvolvimento”. Há muitas discussões sobre isso no âmbito da ONU, por conta dos debates sobre a reforma da instituição.

Kofi Annan publicou recentemente um relatório, “In Larger Freedom: towards development, security and human rights for all” que servirá de base para a cúpula de chefes de Estado que ocorrerá em setembro, em Nova York. O secretário-geral faz várias sugestões para melhorar o desempenho do sistema ONU no campo dos DHs, as principais são a criação de um Conselho especializado e a realização de uma conferência internacional para regular o combate ao terrorismo.

É uma agenda bem formulada, dentro das limitações do momento político atual. O ponto fraco é que as propostas de Annan são muito ruins no que toca ao aspecto econômico e social dos DHs, indo pouco além de um pedido por mais ajuda humanitária. O arcabouço das instituições do FMI, do Banco Mundial e da OMC não é tocado.

O Brasil tem investido muito na campanha para se tornar membro permanente do Conselho de Segurança. O que poucos sabem é que nossa diplomacia tem adotado posições escabrosas nas votações internacionais sobre DHs, em troca do apoio das grandes potências às ambições brasileiras. Minhas colegas na Conectas Sur fizeram um levantamento das atividades do Itamaraty na Comissão de DHs da ONU. Os diplomatas foram contra as Nações Unidas investigarem violações de DHs sempre que estavam envolvidos EUA, China, Rússia e mesmo a África do Sul.

Como nosso país irá votar no Conselho de Segurança, caso se torne membro permanente? Provavelmente, repetindo esse padrão. Às vezes me pergunto se o Itamaraty realmente tem algum projeto para o CS, ou se tudo não passa do deslumbramento da nossa elite diplomática pelo jogo de prestígio das Nações Unidas.

3 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pô Maurício! Você tem que começar a fazer perguntas mais difíceis. É claro que é puro deslumbramento. 100%. Desejo de sentar na cadeira de chefinho, só para ter a janela com vista para o Central Park e as secretárias mais gostosas da ONU.

junho 01, 2005 10:27 AM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Pois é, meu caro... Mas na academia a ambição brasileira é levada a sério, como sinal de "potência emergente". Com crescimento de 0,6% do PIB é que não vai ser. Esse clima de Copa do Mundo é ruim para a análise.

abs

junho 01, 2005 4:21 PM  
Blogger 8709 said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Hey, I was searching blogs, and came onto yours, and I like it. I kinda landed here on accident while searching for something esle, but nice blog.. I got you bookmarked.

If you got time , go visit my site, it´s about mens male enhancement reviews. It pretty much covers mens male enhancement reviews and other similar topics available.

outubro 02, 2005 12:00 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com