quarta-feira, maio 18, 2005

América Maiúscula

Ontem à tarde dei uma entrevista para a Rádio Nacional Alemã sobre a situação política na América Latina. O correspondente no Brasil havia lido um artigo que escrevi sobre o descompasso entre movimentos sociais e governos no continente e batemos um papo que passou por temas como a vitória da Frente Ampla no Uruguai, a formação do G-20, as mobilizações na Bolívia e no Equador e, claro, os dilemas do governo Lula. Disse ao jornalista alemão que num país decente alguns dos políticos aliados do PT não estariam no ministério, mas na cadeia.

Meu interesse pela América Latina - América Maiúscula como diria Guevara - está cada vez maior. As três viagens que fiz pelo continente em 2004 resultaram em colocar o Mercosul como tema da minha tese de doutorado e despertaram uma série de leituras e questões de pesquisa sobre a política em nosso continente. Agora reúno material para um artigo sobre a crise de 2001 na Argentina.

O curso intensivo de espanhol que terminei semana passada foi outro passo importante nesse caminho. Aprender uma língua estrangeira não é apenas ganhar um instrumento de conhecimento, é também ter acesso a outras sensibilidades. O bom momento vivido pelo cinema argentino tem ajudado bastante.

Estudar este continente belo e sofrido é uma aposta de que ao fim descobrirei coisas interessantes também sobre o Brasil, mais do que se me dedicasse às teorias abstratas que alguns dos meus professores do doutorado insistem em me empurrar. Também é um projeto mais amplo de ajudar a remediar o que considero a grande falha das ciências sociais brasileiras: a dificuldade de pensar nosso país no conjunto da América Latina. Temos muitos estudos comparativos do Brasil com os EUA, ganharíamos se fizéssemos o mesmo com a Argentina ou o México.

2 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

maio 19, 2005 11:22 AM  
Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício,

e o que você acha dos protestos do MAS, que está querendo nacionalizar as empresas petrolíferas imperialistas? O detalhe é que os imperialistas em questão são brasileiros... Escrevi um post sobre isso, deixa lá seu comentário.

maio 19, 2005 11:23 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com