quarta-feira, maio 11, 2005

Clima(s), Percepções e Acentos!

Mudar de país é mudar de clima. Em todos os sentidos. O tempo é diferente, assim como a reação das pessoas. Chegar ao Brasil tem este efeito em mim - aqui as pessoas se comportam de maneira tão diferente que às vezes me sinto como se estivesse em outro planeta. E aqui não vai nenhuma crítica especifíca ao Brasil, muito pelo contrário. Aqui vai então um post sobre várias coisas ao mesmo tempo, aproveitando o relaxamento da disciplina do Primeiro Mundo.

Sei que este é um tema assaz estranho para este blog, mas a Gloria Perez enlouqueceu: o tal núcleo mexicano da novela das oito tem tanto a ver com o México como eu tenho a ver com Tuvalu. Não só achei ridículo, como ofensivo. Então, os mexicanos são uns panacas e fica por isso mesmo. Estamos muito longe realmente de entender os outros latino-americanos...

Aliás, falando de latino-americanos, acompanhei daqui a Cúpula dos Países Sul-Americanos e dos Países Árabes. Acho que o Mauricio não vai concordar comigo, mas achei que a cúpula foi bastante inútil. O que era realpolitik na década de 70 virou hoje um pastiche. Entendo que o Brasil queira se firmar como "líder natural" da região, mas badalar os países árabes? Claro que não sou ingênuo, sei da questão do petróleo, da histórica colônia árabe no Brasil, dos laços fraternos que nos ligam ao Líbano e a Síria, etc. Mas, no final, produziu-se um documento completamente inócuo pregando a boa vontade entre os povos, o Lula falou da fome, o Chavez deu showzinho, o presidente da Argélia exortou a criação do Estado Palestino e todo mundo comeu e bebeu as custas do erário no belo Hotel Blue Tree Park em Brasília enquanto o mundo continua o mesmo, muito obrigado.

Acho que, no fim, o Nestor fez muito bem: veio, sentou, cumprimentou a todos e voltou para Buenos Aires para trabalhar. Deve ter sido a demissão do Passarella. Dizem as más línguas que foi este o estopim da crise.

(PS -- Para os que acompanham este blog há muito tempo, uma notinha inútil porém pitoresca. Este post tem acentos! Isto tudo graças a boa vontade da minha irmã, que volta e meia me empresta o computador que possui um teclado adequado. Os erros de acentuação que por ventura notarem, desculpem do fundo do coração. Três anos sem acentuar absolutamente nada deixam um rastro perverso...)

(PPS -- Para aqueles que não compareceram à reunião dos Conspiradores promovida em dezembro último, parece que desta vez estou perto de conhecer alguns de vocês. Mais informações com o Mauricio em comunicação futura. Abraços.)

1 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Salve, meu caro.

Eu lhe avisei que os mexicanos da novela eram caso para incidente diplomático. Onde está Fox que não faz nada?

Quanto à cúpula Liga Árabe-América do Sul, sou da mesma opinião que você - na verdade, esse foi meu grande tema de conversa da semana, no IUPERJ e com conspiradores eméritos, como o BSB News. Amanhã posto algo sobre isso.

Abraços,
Maurício

maio 12, 2005 11:35 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com