quinta-feira, abril 28, 2005

Rebelião Fiscal


Qualquer semelhança... Posted by Hello

O assunto da semana aqui no trabalho é o imposto de renda. Para o pessoal com os cargos mais altos, que geralmente têm um segundo emprego como professor, a mordida do leão veio muito, muito alta. Há quem precise pagar até R$10 mil de IR e falo daqueles profissionais da classe média apertada, sempre com contas na fila e fazendo malabarismo com o salário.

Claro que o IR é apenas a manifestão mais visível da alta na carga tributária brasileira, que raspa os 40% do PIB. O aumento vem dos anos 90, e continua no governo Lula. A choldra sustenta o Estado que tenta se financiar num quadro de envididamento extremo, em que mais da metade de seu orçamento segue para pagar o serviço da dívida e os gastos precisam ser restritos por conta das metas de superávit acordadas com o FMI.

Dito de outro modo, o Estado brasileiro se transformou num mecanismo de transferência de renda, só que às avessas do que esperaria Robin Hood. Ele taxa pesadamente seus cidadãos e repassa o dinheiro ao mercado financeiro, através dos juros que paga sobre a dívida pública.

Conversando com amigos e parentes no meu círculo de classe média, o clima é de rebelião fiscal contra o governo Lula. Difícil encontrar quem ainda apóie o presidente. Uns estão furiosos com os prejuízos no bolso, outros, desapontados com a ausência de mudanças sociais. E todos, indignados com o distanciamento crescente que Lula mostra da realidade - o avião milionário, as declarações infelizes atribuindo a alta taxa de juros aos brasileiros que "não mexem o traseiro" (parece um diálogo de Fucker & Sucker).

Aumentos nos impostos foram o estopim de muitas rebeliões importantes, da Inconfidência Mineira à guerra de independência dos EUA. Com Lula se comportando do ponto de vista fiscal pior do que a Coroa portuguesa na era colonial, não seria motivo de espanto se a carga tributária custasse ao presidente o apoio da classe média nas eleições do ano que vem.

7 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ser surpreendido pela mordida do Leão é coisa de quem não sabe se planejar. Se você tem duas ou mais fontes de renda, provavelmente irá recolher pouco imposto na fonte, e terá que acertar as contas com o Palloci em abril. Não tem jeito, é preciso se planejar e guardar uma parte do salário todo mês para não ficar pendurado nessa época do ano ou, pior ainda, parcelar o pagamento e gastar com juros.

Para mim fica cada vez mais claro que o Lula e o Palloci não entendem nada de economia, dado que as política monetária e fiscal são completamente esquizofrênicas. Cada grupo dentro do governo puxa a corda para seu lado, e as coisas só vão bem porque o mundo inteiro está numa fase de crescimento e inflação baixa.

abril 28, 2005 3:10 PM  
Blogger Renato Feltrin said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Resta saber em qual teoria econômica o governo se baseia a fim de aumentar os meios de pagamento - dinheiro em circulação - em cerca de 23% nos últimos doze meses e, em contrapartida, tentar baixar a inflação via aumento de juros.

Microcrédito, empréstimo consignado e que tais são o supra-sumo da contradição frente às atas do nosso querido Copom. Isso sem falar em Celics, dívida interna e pacto federativo.

Algo há de estar muito errado lá pelos lados do gabinete-mor.

abril 28, 2005 5:12 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Interessante tb é observar que este drama do IRPF não passa perto do pessoal que trabalha no esquema de pessoa jurídica... A mordida fica todo mês através do IRPJ, mas que não chega perto do alíquota do IRPF. Com isso dá para entender um pouco o movimento de aumento do percentual considerado do lucro presumido...... Tem que roubar de todo mundo!

abril 28, 2005 9:04 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Car@s,

a situação é ainda pior. Conheço pessoas pagando R$30 mil. Meu pai está num congresso de medicina onde só se discute a alta do IR - a maioria dos médicos têm duas ou mais fontes pagadoras.

Bruno, concordo contigo que as pessoas desconhecem as regras, mas é a velha história: todo mundo age como está acostumado, até levar um susto.

Abs,
Maurício

abril 29, 2005 12:47 PM  
Blogger Carol Morand said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Eu sempre olhei o governo Lula com boa vontade. Primeiro porque votei nele. Segundo porque governar o Brasil é tarefa árdua, ainda mais para um partido que nunca tinha ocupado o Planalto. Mas essa declaração do traseiro foi a gota d'água. Me senti pessoalmente ofendida! Chega a ser tão revoltante quanto o FHC chamar os aposentados de vagabundos.

E essa política econômica é de uma esquizofrenia inexplicável! Certo está o Furlan ao dizer que o governo não sabe trabalhar em equipe. Um grita e o outro não escuta!

Lamentável. Estou cada vez mais convencida a não votar no Sapo Barbudo de novo. O problema é a falta de alternativa.

abril 29, 2005 2:31 PM  
Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Fico puto é com o fato de ele falar mal da classe média, que é, na verdade, quem mantém toda a bandalheira que eles fazem no Planalto. Eu quero um programa de distribuição de renda para o meio da pirâmide!

abril 29, 2005 7:27 PM  
Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Essa taxação do IR está ridícula. As declarações são ridículas. As ações de mídia para atrair simpatizantes também são ridículas. As ações sociais, do "governo social", não são...

Isso resume o governo do Lula. Tudo que eu é feito, tem sido ridículo, o resto, não tem sido feito.

E essa tinha sido a primeira vez que votei no PT conscientemente e não por falta de opção.

O Lula é pop e só.

maio 01, 2005 1:55 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com