quinta-feira, junho 09, 2005

"Après Moi, le Delúbio!"

Seguindo o post do Mauricio, não poderia me furtar a escrever sobre a crise política atual. Estava pensando especialmente em como o mundo da política dá voltas. Então vejamos.

É interessantíssimo ver o PT se comportando como o antigo PSDB-PFL negando o inegável, e estes últimos agindo como se fossem os bastiões da moral, decência e probidade em seu zelo persecutório. Com os papéis trocados, o PT pede uma CPI contida (já existiu isso? Que pedido político bobo...) e, pasmem, uma reforma política! Já vimos também esta história: quando as coisas ficam esculhambadas fala-se em reforma política. "Ah, se só os nossos políticos votassem contra seus interesses, tudo mudaria..." Com essa base parlamentar capenga, que tal ler alguma coisa que mencione o tal "problema da ação coletiva"? Parece que a Branca de Neve ou algum dos Ursinhos Carinhosos assumiu a estratégia política do PT.

O mais fantástico em nosso país, no entanto, é descobrir de vez em quando essas figuras que trabalham nos porões. Esse tal de Delúbio teria que ser inventado se não existisse (assim como os anões do Orçamento, o PC Farias, o Waldomiro Diniz...). A entrevista coletiva de ontem foi um exercício em delongas e declarações vagas. No fim, ficou a imagem constrangedora do José Genuíno se levantando desesperado para acabar com aquele desastre em curso. Triste imagem para alguém que sempre cobrou probidade das figuras públicas.

E que tal essa de que "todo mundo já sabia dessas denúncias"? Crime de responsabilidade SIM. Como sempre, somos os últimos a saber. E fica tudo por isso mesmo.

Por fim, concordo plenamente com o Mauricio. O Jefferson ainda nem começou a abrir a tal "caixinha das maldades". Deus segure esse governo (e esse país) quando o fizer. Enquanto isso, todos nós teremos o prazer de ver o netinho do ACM se preparando para fazer show na CPI. E como diria a Rede Globo: "CPI e BBB, tudo a ver".

1 Comentarios:

Blogger Renato Feltrin said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caros,

o concurso me impede de postar no meu blog, mas continuo acompanhando os comentários de vocês por aqui.

A vontade de escrever é muita, assim como as informações que tenho, porém o tempo e a cautela me servemd e freio. Decerto, "there is a riot going on.." e o segundo semestre há de ser muito mais assustador do que imaginamos.

Deixo aos amigos um pequeno enigma, ao estilo do seriado lost:
206, "et tout sera nouveau".

junho 09, 2005 12:06 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com