Camaleão ao Contrário
Vem pro governo, você também
"O poder é como um camaleão ao contrário, todos tomam a sua cor". A frase é de Millôr Fernandes e foi a citação de uma brilhante amiga (obrigado, Dani!) com quem conversava sobre os acontecimentos dos últimos dias. A semana foi ruim para o governo: fracassou o acordo com o PMDB, foi instalada a CPI dos Bingos, a quarta em funcionamento no país, e as evidências contra Marcos Valério se acumulam em velocidade impressionante. Agora aparece mais uma denúncia de caixa 2, numa estatal, Furnas - a ela se somam as acusações semelhantes nos Correios e no IRB.
A corda se aperta. Que alternativas restam ao governo, que está cada vez mais isolado? No próprio PT surgem críticas duras, como as do deputado Fernando Gabeira e a do senador Cristovam Buarque. Este último publicou um excelente artigo na Folha de S. Paulo, no qual marca suas diferenças com o governo e avalia os erros na trajetória de seu partido. Discurso de candidato presidencial.
Claro que acredito que este deveria ser o momento para que as organizações da sociedade civil se mobilizassem e voltassem às ruas, cobrando ética e protestando. Onde estão a ABI, a OAB, a SPBC? Acuadas e assustadas, em silêncio. O MST e a CUT fizeram seu jogo com o governo, trocando apoio por verbas e cargos de confiança. É péssimo essa identificação da sociedade organizada com um partido político, o que coloca essas entidades como reféns das decisões do presidente e seus ministros - alguém ainda lembra das denúncias contra Henrique Meirelles e Romero Jucá?
Quando acordarem do pesadelo, essas organizações correm o risco de descobrir que sua passividade abriu o caminho para a ascensão de algum demagogo com discurso anti-corrupção, à la Fernando Collor e Jânio Quadros.
Amanhã entro em férias. Serão apenas 10 dias, mas o suficiente, espero, para descansar a cabeça e resolver a burocracia do apartamento.
8 Comentarios:
Maurício,
seu artigo estava uma semana precipitado. Com a notícia da Veja sobre o empréstimo que o Marcos Valério pagou ao PT, agora há uma conexão clara entre ele e Genoíno. Se ele fosse publicado amanhã, ninguém poderia reclamar. Tomara que isso melhore sua situação dentro do Ibase
Salve, Bruno.
Na velocidade em que as denúncias e indícios têm aparecido, acredito que em algumas semanas minhas críticas ao PT já estarão ultrapassadas pelos acontecimentos.
Também mantenho a expectativa de que as revelações ajudem as organizações da sociedade civil a perceberem que sua tarefa é protestar contra esse estado de coisas.
Abraços,
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Hi i am kaνin, іts my fiгst
oсcasiοn to commenting anywheгe, when i reaԁ thіs parаgraph
i thought i could also make cοmment ԁue to
this brilliant articlе.
Revieω mу web site: http://earl.Id.au/
when і absoultely luv these κinds of e cigs
Feel free to surf to mу blog pοst ::
smoke your green i spending mine lyrics
I've read a few just right stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I wonder how much attempt you put to make this type of excellent informative web site.
Feel free to visit my web blog - prweb.com
Postar um comentário
<< Home