quinta-feira, abril 07, 2005

Na Política

Ontem fui a Brasília dar uma palestra a um grupo de jovens de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O governo federal acabou de criar uma secretaria nacional de juventude, com um conselho associado a ela, e há expectativa sobre como esse órgão irá funcionar.

Falei sobre a experiência dos espaços de participação social do governo Lula, resumindo o tipo de problema que vem aparecendo nas relações entre Estado e sociedade, a partir de um levantamento organizado pelo IBASE. O público me recebeu de maneira excelente e várias pessoas vieram conversar comigo pedindo mais informações - as dificuldades que apontei são as mesmas que eles enfrentam no cotidiano.

Além de falar, fui ouvir. O nível do debate foi excelente. Me surpreendi com a alta maturidade política daqueles jovens (em sua maioria, entre 20-25 anos), com a diversidade de suas experiências de vida e com visões de mundo abertas. O Brasil está cheio de gente assim, apenas à espera de oportunidade. Aprendi bastante.

Hoje saiu publicado no Globo um artigo meu sobre as atividades da Petrobras e do BNDES na Bolívia e em outros países sul-americanos. É uma crítica a essa atuação, ressaltando que ela reproduz o modelo econômico da ditadura militar, baseado em grandes empreendimentos mas sem dar atenção às questões sociais e ambientais. O texto repertcurtiu bem no meio da sociedade civil e da academia, embora ainda não tenha havido uma reação governamental.

Estes foram os pontos altos de uma semana bastante agitada. Na segunda, tive uma reunião do grupo de estudos sobre desenvolvimento montado aqui no IBASE. Discutimos o sistema financeiro brasileiro e foi bem interessante, em particular porque no dia seguinte apresentei um seminário no doutorado sobre o mesmo assunto, só que no século XIX. Havia muitos pontos em comum, o principal é que comprar títulos da dívida pública é um investimento tão sólido e rentável que suga recursos que deveriam ir para o setor produtivo da economia.

Na terça-feira expus à direção o projeto de cooperação com a África, que dividiu opiniões. Apesar da solicitação dos nossos financiadores holandeses, há relutância do instituto em trabalhar com Angola e Moçambique, devido ao alto grau de corrupção existente por lá. Mas uma parte da direção acha que é uma excelente oportunidade. Ainda haverá muitas discussões sobre o projeto.

Na tarde de terça fui para um seminário sobre comércio exterior no Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Impressionante como o empresariado brasileiro despertou para a África e Ásia como a terra prometida para as exportações. Estou com uma pilha de livros e estudos sobre esse tema, porque vou preparar algo para o IBASE nesse sentido. O instituto quer saber como estão se comportanto as multinacionais brasileiras, que existem cada vez em maior número.

4 Comentarios:

Blogger Marcus Pessoa said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Off topic: você é o J. Daniel que comentou no blog do Pedro Doria sobre o conclave?

Se for, queria apenas dizer que gostei muito de seus argumentos.

Não tive tempo agora de ler seu blog (que parece à primeira vista bem interessante), mas já está nos favoritos. Abração!

abril 08, 2005 9:44 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro Marcus,

ao contrário dos rumores, eu e J. Daniel não somos a mesma pessoa, embora a confusão me honre. Sugiro a leitura do post mais recente de JD, "João de Deus", sobre a morte do papa João Paulo II.

BB, a coisa é mesmo complicada. Conversaremos.

Abraços,
Maurício

abril 08, 2005 2:44 PM  
Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mauricio,

Parabéns pela publicação do artigo. E principalmente pelo lance em BSB. Fico feliz em saber que podemos estar nos tornando conscientes politicamente. Embora isso não ocorra com toda a sociedade.

Um forte abraço,
Leandro.

abril 09, 2005 4:50 PM  
Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Você estagiou no Globo, né, Maurício? Quem diria, voltar para lá "de patrão", publicando artigo na seção de opinião. Parabéns pelo artigo.

abril 11, 2005 11:10 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com