quinta-feira, abril 07, 2005

Integracao Sul-Americana

Comeco este post fazendo o jaba necessario e elevando a qualidade do blog: o Mauricio publicou hoje um excelente texto no Globo, discutindo a parte problematica da atuacao brasileira na integracao sul-americana. Questoes que para os brasileiros sao meio distantes, mas para os colegas sul-americanos sao extremamente importantes. Esta discussao deve comecar a ser feita jah, para que nao nos arrependamos no futuro sobre posicoes tomadas pelo governo brasileiro das quais nao queremos ser cumplices.

Em materia de novidades, ha alguma empolgacao no ar. Esta semana, fiz uma proposta para conseguir financiamento para um projeto de medio prazo. A ideia eh criar um grupo de trabalho sobre o Cone Sul, gerando uma cooperacao institucional entre a Duke University e a UNC em Chapel Hill. Duas universidades de peso estudando um tema muitissimo caro para mim.

Entre as questoes a serem trabalhadas estao: qual o papel da esquerda no processo de integracao? Quais sao os desafios sistemicos para garantir economias saudaveis na regiao? Quais os efeitos da integracao em materia de politicas publicas? Pode-se fazer mais do que estah sendo feito?

Se tudo der certo, garantiremos uma verba para o proximo ano letivo e poderemos convidar palestrantes e produzir papers sobre a regiao. Manterei os amigos informados sobre o progresso deste projeto.

2 Comentarios:

Blogger Julia Sant'Anna said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

O Mauricio já ganhou parabéns via email! Parabéns pra vc tb, BB! Idéia sensacional. Tomara que dê tudo certo. Do lado de cá do Atlântico, os acadêmicos que se mostravam eufóricos com a onda de líderes de esquerda eleitos na América Latina já estão bem pessimistas em relação ao que Lulas, Kirchners, Lagos e Vázquez podem trazer de novo... Incluindo aí todo o debate sobre integração... Essa foi a conclusão que tirei depois desse workshop aqui: http://americas.sas.ac.uk/events/leftla.htm A nossa torcida, porém, continua...

abril 07, 2005 6:25 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ótimas novas, BB. Fora a justiça poética de termos um brasileiro e uma argentina pesquisando integração no Cone Sul. No que precisar, estou à disposição.

Abraços,
Maurício

abril 08, 2005 5:15 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com