segunda-feira, março 28, 2005

Caminhos da África


Pôr do sol em Angola Posted by Hello

O projeto de cooperação entre movimentos sociais da América Latina e da África, pelo qual participei do seminário em Johannesburg em setembro, entrou numa nova fase. Havíamos submetido uma proposta de continuidade para uma agência finaciadora holandesa que basicamente respondeu dizendo "OK, estamos interessados, mas queremos modificações no projeto."

A principal delas é mudar o eixo da cooperação, deixando de lado a África do Sul e focando nos países africanos de língua portuguesa, mais especificamente Angola e Moçambique. Os holandeses se mostraram surpresos no participação secundária dessas nações numa proposta elaborada por brasileiros. O fato é que o projeto do IBASE foi muito influenciado pela política externa do Brasil, na qual a África do Sul é um interlocutor mais importante em função de seu desenvolvimento econômico e da capacidade de ação de seu Estado.

Minha chefe me encarregou de levar adiante as mudanças requisitadas por nossos financiadores, o que deve ser minha principal atividade nesta semana. Ao mesmo tempo, o diretor do IBASE me solicitou elaborar também um esboço de pesquisa sobre o Fórum Índia-Brasil-África do Sul, para outro dos projetos do instituto. Todos os caminhos levam à África.

De modo que passarei uns bons dias mergulhado nos assuntos africanos, tema pelo qual sou apaixonado. Em Recife tomei café da manhã com o diretor de uma ONG, que esteve recentemente em Angola tocando outro projeto de cooperação com movimentos locais. Pedi notícias do país e ele me contou que o clima político em Luanda está tenso, com a aproximação das eleições presidenciais - as pessoas temem que a disputa possa fazer voltar a guerra civil.

Comércio, conflitos, AIDS, direitos humanos e democracia... Minha cabeça está um caleidoscópio africano. Sugestões são bem-vindas.

4 Comentarios:

Blogger jd said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre,
Sugiro a você dar uma passadinha no Centro de Estudos Afro-Asiático e marcar um bate-papo com os Angolófilos da Candido Mendes. Volta e meia tem um lá (tipo o Prof. José Maria Nunes Pereira, que criou o troço há uns trinta anos).

Recomendo ainda conversar com o Prof. Marcelo Bittencourt da UFF, que defendeu há 3 anos tese de doutorado em Angola Contemporânea (Guerra Civil) e lá volta todo ano.

Outro papo divertido seria com o próprio Diretor do Instituto de Humanidades, Beluce Bellucci, pessoa ótima que defenderá tese de doutorado na USP no próximo mes, sobre economia moçambicana contemporânea. Ele viveu mais de uma década em Maputo e foi presidente do banco de desenvolvimento moçambicano na época da Frelimo, quando estava exilado (anos 70).

março 28, 2005 2:06 PM  
Blogger BB said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Caro,

Sei que nao tem a ver com o que voce estah querendo, mas recomendo muito os livros de um cientista politico chamado Mahmood Mamdani. Seu "When Victims Become Killers", onde ele estuda o genocidio em Ruanda, eh maravilhoso e exemplo de pesquisa bem feita. Ele tambem tem livros interessantissimos sobre o Oriente Medio e de como os EUA e a Europa usaram a regiao durante o seculo XX.

Li recentemente trechos do livro sobre Ruanda e fiquei fascinado.

Abraco.

março 28, 2005 8:57 PM  
Blogger Goldmoon said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ainda sobre Ruanda mas saindo do academicismo, aqui estreou há algumas semanas o filme Hotel Rwanda, que conta a história de um gerente de hotel que salvou mais de mil Tutsis do massacre Hutu. Não sei quando estréia por aí, mas pelo que ouvi falar vale a pena assistir.

março 30, 2005 11:26 AM  
Blogger Rajeev said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Wow Blogger , I love your blog. I was wondering if you would be able to write on my website too since the content is so invaluable... I dont know how we can work this out... but this Blog is Realy great and i am impressed by it. i have my website http://www.kendir.com and its based on south africa . This is not the first time i am seeing so good content... but this is the first time i have found it worth a comment. I am taking this time hoping that you would some time be able to write on my website too. Please let me know and email me if its possible... Would really appreciate your time.

Great Work and keep it up. Will Book mark it for sure and will come back again and again. I just hope that you will keep changing contents... :) Eh surely check my site ok here ok. Click here , i have made it convenient for you ;) south africa

Best Regards
Rajeev

novembro 17, 2005 6:51 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com