terça-feira, fevereiro 22, 2005

Hunter S. Thompson, 1937-2005

Fiquei muito triste com a morte de Hunter Thompson ontem. Foi encontrado morto por seu filho depois de se suicidar com um tiro. Thompson decidiu deixar o jornalismo.

Digo isso porque acho que foi isso mesmo o que aconteceu. O cara se cansou. Imagino que devia ser muito dificil para alguem como ele viver nos EUA do Presidente Arbusto e cia. E ser chamado de jornalista nos EUA de hoje eh mais um insulto do que um elogio.

Claro que Thompson estava alem do "simples" jornalismo. Ele criou um estilo -- o jornalismo "gonzo". Nao vou tentar explicar o que significa. Quem quiser saber que leia o maravilhoso e genial "Fear and Loathing in Las Vegas" (depois transformado em filme pelo tambem genial Terry Gilliam). Sua narrativa dos "fatos" eh absolutamente anarquica e sem nocao. Sua escrita, movida por sexo, drogas e roquenrol, foi revolucionaria para os padroes do jornalismo considerado "serio" da epoca. Toda uma geracao de jornalistas americanos inspirou-se em Thompson e promoveu uma escrita mais livre e mais critica. Nao digo que todo jornalismo deveria ser "gonzo", mas sem Thompson, perde-se uma voz unica na carreira.

Muito se fala que Thompson pode ser considerado o primeiro "blogueiro" -- talvez nao um "jornalista" per se, mas um "comentarista" voraz de uma realidade bastante complicada e moralista. Seu auge, durante a decada de 70, coincidiu por aqui com o governo Nixon, o Watergate e a contra-cultura revoltada dos Panteras Negras, Abbie Hoffmann e afins. Nao eh a toa que atingiu status cult. Mas seu trabalho justifica plenamente seu status -- Thompson nao era apenas estilo. A substancia do que escreveu ainda causa uma sensacao estranha em quem o le.

Ontem, o jornalismo realmente ficou mais sem graca.

2 Comentarios:

Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

O jornalismo anda, de fato, cada vez mais sem graça...

fevereiro 23, 2005 6:46 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

BB, quem diria que vc gostava tanto de jornalismo... Acho que HT era o expoente de uma época muito específica, anos 60/70, e acabou um tanto ofuscado pelo Tom Wolfe e pelo Gay Talese.

Mas há gente fazendo jornalismo de primeiríssima qualidade nos EUA, tipo Seymour Hersh e Samantha Power. Uma minoria, sem dúvida. Mas reportagem nunca é um ofício fácil.

fevereiro 23, 2005 11:04 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com