quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Uma Eleição do Barulho


"Mediocridades do Brasil, eu vos represento!" Posted by Hello

Por tradição, a presidência da Câmara dos Deputados cabe ao partido majoritário no Congresso. Atualmente, o PT, que indicou ao cargo Luiz Eduadro Greenhalg, respeitável advogado defensor de direitos humanos. Mas eis que um colega de sigla, Vírgilio Guimarães, resolve concorrer por conta própria. Aproveitando a confusão, um aventureiro do PP, Severino Cavalcanti, lança sua candidatura e após um processo turbulento, é eleito.

Os bastidores da disputa estão muito bem cobertos no blog amigo BSB News, nossos olhos em Brasília, cuja identidade deve permanecer oculta por razões de Estado. Me limito a uma análise dos resultados - como isso interfere na minha, na sua, na nossa vida, leitor(a).

Cavalcanti fez metade da carreira política (sete partidos em 40 anos) apoiando a ditadura e a outra parte em jogos fisiológicos com seu eleitorado no interior de Pernambuco. Sua principal bandeira pública é a oposição ao casamento gay. A plataforma para os coleguinhas é mais sedutora: equiparar o salário dos deputados aos ministros do Supremo, o que significa um aumento de R$12.720 para R$21.500, fora as verbas auxiliares. Isso causaria uma reação em cadeia, pois os vencimentos dos parlamentares estaduais e dos vereadores são baseados nos da Câmara.

Dois fatores explicam a vitória de Cavalcanti: 1) A oposição a Lula ter aproveitado a bagunça do PT para se vingar da truculência petista no trato com o Congresso e impor uma derrota ao governo; 2) O apoio do chamado "baixo clero" da Câmara às propostas do novo presidente da instituição.

Os brasileiros vêem os deputados como privilegiados e poderosos. OK quanto ao primeiro, mas no Legislativo nacional um deputado tem pouco poder. A maior parte das leis, em torno de 70%, são originadas no Executivo. Para o parlamentar comum, as atividades se resumem a pouco mais do que votar segundo a orientação dos líderes de bancada, muitas vezes em assuntos dos quais pouco sabe. Claro que há deputados que se destacam, com voz na imprensa, influência, etc. Mas a maioria vê o Congresso como um degrau para virar prefeito, tentando levar recursos para sua cidade ou região.

Com Cavalcanti na presidência da Câmara, aumenta o que chamamos na ciência política de "custos de transação". Lula vai ter mais trabalho para aprovar o que quiser, pois negociará com um opositor. E claro, terá que gastar mais. Amor sincero custa caro e a relação com o novo líder será algo muito próximo ao sexo pago, com todo respeito às prostitutas, que embora também recebam dinheiro para mudar de posição, em geral não exigem ministérios de seus clientes.

Nesse contexto, a agenda de negociar reformas nas universidades federais, no sistema eleitoral e na legislação trabalhista fica muito mais difícil. Talvez a própria reeleição de Lula. Façam suas apostas. O post fica com título digno de chanchada, porque foi isso mesmo o que ocorreu em Brasília.

6 Comentarios:

Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Completamente absurda a comparação do presidente da Câmara dos Deputados com as prostitutas.

As profissionais do "séquisso" devem ter se sentido ofendidas com esse blog.

fevereiro 16, 2005 10:14 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

A atual maioria na câmara é do PMDB e não do PT. 94 a 91.

fevereiro 16, 2005 11:54 PM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Helvécio,

o PMDB está numa campanha de filiação em massa, como manobra dos governistas para retomar o controle do partido. Eles chegaram ao número que você citou ontem à tarde, mas as coisas estão confusas, até o Michel Temer está reclamando. É o maior saco de gatos da República, não vota unido para nada.

Bruno, após assistir à inacreditável entrevista do Severino ontem à noite, concordo com você e peço desculpas públicas às prostitutas, que pelo menos conseguem completar as frases. Só acho que deveriam educar melhor os filhos, impedindo que eles se dedicassem a presidir a Câmara.

fevereiro 17, 2005 11:08 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ηowԁy, i reаd yοur blоg oсcaѕionally and і
own a similaг one and i was just wondering if you get a lot of spаm
гesрonsеs? If so hοω dο you stop it, any plugin or anything уou can reсommend?
I gеt so much lately іt's driving me mad so any assistance is very much appreciated.

Take a look at my web-site - just click the next Site

março 31, 2013 2:24 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

We went through a number of toр 10 еcig listѕ sеaгсhing for brаnԁ.
A lot of ԁіfferent ones came uρ
in thе beѕt sрοt. But Οnlу Green
Smoκе madе it іnsidе the tοp
3 of аll thе lists. It is a goоd product.
Mаny thanks Green Light uр!

Have а loοκ at my site; maple.Droid.com.Tw

abril 15, 2013 7:23 PM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Everyonе loveѕ it whеnevеr peоple сome togetheг and ѕhare opinіons.
Grеat websitе, ѕtіck with it!

Feel freе to suгf tο my web site click the following document

maio 12, 2013 10:23 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com