domingo, fevereiro 06, 2005

Alguns Links Novos, Algumas Explicacoes

Quem entrou no blog nas ultimas semanas pode ter notado alguns links a mais e, especialmente, a marca do "Creative Commons" (se voce nao ainda nao viu, ela estah na parte de baixo do blog, apos os textos). Acho que algumas explicacoes valem a pena, jah que eles nao sao a toa.

Comeco da historia: ha uns quatro meses venho trabalhando com uma ideia envolvendo software livre. "Mas o que um Cientista Politico tem a ver com isso?" eh a primeira pergunta que me fazem. "O que eh 'software livre'?" eh a outra. Para quem estah mais familiarizado com o mundo digital, software livre diz respeito a programas cujo codigo eh aberto. Isso significa que qualquer um pode "olhar dentro do capot", isto eh, pode analisar o programa e modifica-lo. Um dia prometo que falo mais sobre a minha pesquisa, mas por enquanto ela ainda estah no inicio.

Meio da historia: Ao pesquisar sobre o tema (sobre o qual tenho dedicado grande parte do meu tempo atualmente), li coisas interessantissimas e bastante importantes para o mundo em que vivemos e a forma como o conhecimento serah transformado daqui em diante. Tanto a "Free Software Foundation" (fundada por Richard Stallman, um lendario programador da California) como a "OpenSource.Org" estao na frente do movimento pela adocao do software livre. A quem interessar, recomendo a leitura. Os links estao ao lado.

Fim da historia: O "Creative Commons" eh uma organizacao nao-governamental que estah definindo um novo padrao para o "copyright". Ao inves de um padrao inflexivel de "todos os direitos reservados", o idealizador do CC, Lawrence Lessig, propoe "alguns direitos reservados". Se o CC for para frente, mudarah a forma de lidar com a propriedade intelectual e como vemos a producao e disseminacao de ideias. Tambem recomendo fortemente uma leitura.

No mais, o futuro das ideias estah aberto. Um blog, mais do que nada, eh isso: ideias instantaneamente publicadas para o mundo, sem intermediarios. Aproveitemos.

2 Comentarios:

Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

BB,

Acho interessante a questão do Software Livre, mas levanto uma questão em relação ao trabalho desenvolvido. Não vejo muita preocupação de quem desenvolve em facilitar a disseminação do software. Desde a divulgação até o cuidado de pensar na usabilidade do produto por usuários leigos, por esses pontos o Windows não perde espaço para eles.

O site da Creative Commons é muito interessante. Vou visitar mais vezes e com mais calma.

Abraços.

fevereiro 07, 2005 12:53 PM  
Blogger Bruno Lopes said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Eu assisti uma palestra do Lawrence Lessig na época em que escrevia para o caderno de tecnologia da informação do Jornal do Brasil. A palestra teve ainda a participação do Barlow, da EFF, e do ministro e cantor Gilberto Gil.

Era tudo muito bonito, mas no final perguntei para o Gil e o Lessig: e vocês vão permitir que seus livros e discos possam ser distribuídos livremente na internet? Ambos desconversaram, disseram que a "editora" e a "gravadora" criam entraves, coisas assim. Há alguns meses o Gil permitiu que uma (só uma) música fosse distribuída livremente. É um passo, mas ainda tímido perto da papagaiada que ele fez. Lessig foi mais à frente, e permitiu a distribuição livre de um de seus livros.

De qualquer jeito, muito interessante sua iniciativa de licenciar o conteúdo sob uma licença Creative Commons, também quero fazer isso no meu blog, mas ele não se compara ao seu e fico com uma preguiiiiça de explicar tudo. Vou anotar isso no meu livro de tarefas.

E se quiser saber alguma coisa sobre software livre, me avisa que posso te dar uns toques e indicar filmes e livros. Já tive até o (des)prazer de conversar com a figura difícil que é o Richard Stallman.

fevereiro 10, 2005 2:24 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com