sexta-feira, janeiro 28, 2005

A Linha de Frente da TV Inteligente

O unico canal de televisao aberta nos EUA que presta chama-se Public Broadcasting Service (PBS). A PBS eh um canal que funciona atraves de dinheiro publico e de doacoes dos telespectadores -- sendo que estes perfazem a maior parte do orcamento da televisao. A PBS tem uma tradicao enorme e produz desde talk shows a programas infantis; a grande diferenca com os canais tradicionais eh a qualidade excepcional da programacao e a completa falta de apelacao ou de diminuicao ao menor denominador comum.

Seu grande forte, no entanto, eh a producao de documentarios. O "Frontline", programa jornalistico pioneiro, foi copiado pelo mundo afora e continua sendo referencia para programas como "60 Minutes", "Dateline", e ateh mesmo, o "Globo Reporter" de antigamente (sem as reportagens sobre os bichinhos do Pantanal ou de Abrolhos, que parecem se repetir toda semana). Seus reporteres sao objetivos, a narracao eh de primeira e os temas sao sempre interessantes. Alguns episodios do programa tornaram-se classicos -- sao citados em trabalhos serios como referencia e sao repetidos de vez em quando pelo canal.

Ha pouco tempo, a PBS resolveu colocar gratuitamente na internet os melhores programas do "Frontline". Nao preciso dizer que eh parada obrigatoria. Vale muito a pena conferir. Sem duvida alguma, isto eh o que existe de melhor na televisao daqui.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com