quinta-feira, janeiro 20, 2005

Professores!

Quando eu era menino na escola, toda vez que o professor perdia o controle dos alunos e da aula, eu ficava com pena e ficava envergonhado por ele, se eh que isso eh possivel. Ficava triste porque jah naquela epoca eu via a figura do professor com reverencia, uma especie de guru, mestre zen na confusao que era o colegio. Posso inferir que a vocacao para seguir a tao famigerada carreira academica venha dahi, talvez.

O fato de nao ter que cumprir quaisquer creditos durante este semestre e ter que me concentrar no inicio da Tese (com letra maiuscula, esta personagem vai aparecer diversas vezes mais neste blog, com certeza) me liberou algum tempo para investir em novas empreitadas. Quando a Coordenacao da Pos-Graduacao da Universidade ofereceu uma serie de workshops para aprender tecnicas de docencia, lah estava eu. Primeiro da fila.

O Dom Quixote dentro de mim sempre tem dessas: "Ensino eh fundamental!", "Aprender a dar aulas eh bom!", "Os alunos merecem todo o seu apreco!" e coisas afins passam pela minha cabeca e embotam minha consciencia. Como tendo a respeita-la, sigo meus instintos. Comeca na proxima terca e dura seis semanas. No final, quem sabe, serei um professor melhor.

Numa nota paralela, encontrei-me com meu orientador hoje, primeira vez depois da volta. Contei-lhe brevemente algumas ideias para a Tese no que ele responde: "Gostei. Muito interessante. Vai dar tudo certo. Vamos conseguir um emprego para voce. Voce quer um emprego depois do doutorado, nao? As vezes temos que ser um pouco mercenarios, sabe?" Soltei um riso e sahi dali pensando que ser professor nao eh para amadores. Nem aluno.

1 Comentarios:

Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

É, meu caro, não é para amadores mesmo. Mas alguma coisa é? Aproveite o seminário e depois nos repasse o que você aprendeu, como compete a um bom professor. Suas dicas de metodologia salvaram a pele não só deste seu amigo mas de toda minha turma do doutorado.

janeiro 21, 2005 9:32 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com