quarta-feira, janeiro 19, 2005

Jean: os intelectuais no paredão

Ontem Jean, o professor universitário de literatura, derrotou a rival Juliana no primeiro paredão do BB5. Jean se queixou de que foi para a berlinda por ser gay. Acho que isso influiu, mas o fator decisivo foi sua condição de intelectual - o pioneiro no Big Brother e nos reality shows, a menos que se considere Supla nessa categoria (em comparação a pensadores do quilate de Alexandre Frota ou do Cigano Igor, é uma avaliação justa).

Jean caiu no o paredão devido aos votos combinados do grupo dos pit-boys da casa. Como em toda a edição do programa há sempre uma meia dúzia que faz esse gênero, é natural que eles andem em bando. Observá-los é muito interessante e faz pensar naqueles documentários sobre vida selvagem do Discovery Channel, ou talvez na seqüência inicial de "2001 - uma odisséia no espaço", só que sem o lampejo de inteligência de inventar a tecnologia a partir de ossos. Enfim, é sabido que nós humanos compartilhamos 98% dos genes com os chimpanzés e a julgar pelo que vejo no BBB, nossos primos símios ficaram com a melhor parte dos 2% restantes.

Certamente pelo instinto de manada, os pit-boys entenderam que vigora a lei da selva: é preciso mandar para o paredão os rivais mais perigosos. E Jean se destacou. Liderou o grupo em diversas ocasiões, em especial nas operações com dinheiro (ser o único que sabe calcular porcentagens deve ter ajudado). Além de momentos antológicos, como o que comentou a redação de sua tese de mestrado ou conversou sobre a revolução cubana com Bial.

Sua rival no paredão foi uma adolescente do interior da Bahia, que faz o gênero "mamãe, veja como sou clubber" e parece uma versão desbotada da Katie Holmes em "Pieces of April". Para quem, como eu, passa pelo circuito Escola de Comunicação-Espaço Unibanco de Cinema-Centro Cultural Banco do Brasil, é tão banal que chega a doer. Para a massa dos espectadores do programa, imagino que seja exótica como um gótico de novela da Glória Perez.

Jean a venceu por uma porcentagem muito pequena dos votos, 0,5%. Acredito que ele foi para o paredão pela ameaça que seus dotes intelectuais representavam à manada dos pit-boys, mas que foi salvo pela campanha que os grupos gays promoveram a seu favor. O rapaz pareceu muito chocado e abalado com a experiência. Para ficar no meu campo da teoria política, ele acreditava no mundo de Rousseau ("O Big Brother nasce bom, é a sociedade que o corrompe") e agora descobriu que vive na selva de Hobbes ("Quando os recursos são escassos, o Big Brother se torna o lobo do próprio Big Brother"). E os recursos sempre são escassos. Sempre.

9 Comentarios:

Blogger BB said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Como o BB (Big Brother) eh o lugar perfeito para fazer SB (Sociologia de Botequim), minhas observacoes:

(1) Fiquei surpreso de que Jean tenha ganhado. Serah que o Brasil estah ficando menos preconceituoso?
(2) Um daqueles pit-boys eh medico (!!). Serah que o cara distingue um femur de um omoplata?
(3) Perfeita descricao do aspecto teorico-politico da casa. E tal Juliana, para usar um termo da teoria dos jogos, foi "sucker". Talvez seja a idade, nao sei.
(4) Num paredao entre o intelectual (Jean) e o geek (Japones), quem leva?

Grande abraco.

janeiro 19, 2005 12:17 PM  
Blogger Alessandro Ferreira said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Rapaz, tu estás escrevendo tão bem que eu vou acabar acompanhando esse troço. Melhor eu parar de ler esse brog... Mas aí, essa observação do BB - o blogueiro, não o programa - é quente, hein? Merece até post com futurologia sua, não? Porque aquele japa é pra lá de suspeito, tem mó jeitão de mona enrustida. Hahahahaha...

janeiro 19, 2005 2:06 PM  
Blogger Glauco Paiva said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Sempre escassos, companheiro.
Pobre Jean.
Acho que vou acompanhar o Big Brother por aqui. Acho que vai ser mais divertido.

janeiro 19, 2005 2:07 PM  
Blogger Alessandro Ferreira said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Outra: e isso de comentários intelequitoais com o Bial? Só pode ser armação da grobo pra quem diz que o programa é um viveiro de antas.

janeiro 19, 2005 2:08 PM  
Blogger Velvet said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Hahahahaha Pensei que no duelo a alternativa iria se dar melhor. Felizmente, há cabeças pensantes que preferem um professor a uma adolescente que mal largou as fraldas. Como eu sempre digo: pra votar el alguém, pense no que essa pessoa faria com o $$$$$$$$$. Ele poeria ser melhor utilizado em obras de caridade, por exemplo. Ou no meu bolso... risos

janeiro 19, 2005 3:21 PM  
Blogger Mauricio Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Prezados,

o movimento gay coloca 1 milhão de pessoas nas ruas. Acho que isso significa alguma coisa. Mas daí a ganhar o Big Brother... mesmo minha sociologia de botequim pede dados empíricos (qual o perfil dos eleitores?) para estimar resultados. Se bem que em geral o público escolhe o mais coitadinho, o que aponta para um candidato como o padeiro Marcos, visto que dona Marielza tem a simpatia de uma tsunami. O japonês andrógino Sammy (era o nome do pequinês da minha tia-avó) pode se considerar com sorte se descolar uns frilas na MTV, ou quem sabe virar extra no harém persa da nova versão de Alexandre.

janeiro 19, 2005 4:27 PM  
Blogger el pupo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Muito bom o "BBB do Santoro", no melhor estilo "A Caras do Tutty"!

janeiro 19, 2005 6:56 PM  
Blogger Goldmoon said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Mestre, estou adorando acompanhar o BBB via Conspiradores - muito melhor que a real thing! :)
Beijos!

janeiro 20, 2005 11:03 AM  
Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

http://markonzo.edu sostenible http://profiles.friendster.com/nizorals#moreabout http://blog.bakililar.az/famciclovir/ http://aviary.com/artists/Azithromycin

fevereiro 24, 2010 2:44 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com